Usuárias do São José Operário recebem atendimentos da Unidade Móvel de Saúde da Mulher da prefeitura

26/12/2023 11h59

As moradoras do bairro São José Operário e entorno vão receber os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde da Mulher de Manaus que atende a zona Leste, a partir desta terça-feira, 26/12. A estrutura foi deslocada para a rua Canadá, s/nº, no São José Operário, e estará no local até o dia 5 de janeiro.  As demais unidades do serviço itinerante da Prefeitura de Manaus, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mantêm o funcionamento nos atuais endereços, nos bairros Colônia Terra Nova e Lírio do Vale, respectivamente nas zonas Norte e Oeste da capital.

A unidade móvel que atende a zona Oeste segue ofertando serviços de atenção básica à saúde das moradoras do bairro Lírio do Vale e proximidades, posicionada no terminal de ônibus do conjunto Augusto Montenegro, na avenida Marginal 1. A previsão de permanência da estrutura no local é até o dia 29/12.

Na zona Norte, o serviço móvel mantém os atendimentos na praça Irmã Helena, situada na avenida Cristã, no bairro Colônia Terra Nova. A estrutura seguirá ofertando serviços e procedimentos de saúde no local também até o dia 29/12.

As três estruturas móveis de atenção à saúde da mulher oferecem atendimento exclusivo para a população feminina, em suas respectivas áreas de atuação, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. O agendamento é feito na própria unidade, mediante apresentação do documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço móvel

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher integram estratégia da Semsa para reforço da prevenção e promoção da saúde das usuárias da rede pública, ofertando consultas, exames e outros serviços de saúde em áreas de maior demanda de assistência básica, nas zonas Norte, Leste e Oeste.

As estruturas foram inauguradas no final de julho passado e, até o dia 15/12, contabilizaram mais de 47 mil procedimentos realizados.

A carteira de serviços das unidades inclui consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia, coleta e exame preventivo, testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa