Trabalhos da Semsa são premiados durante mostra nacional sobre epidemiologia

10/11/2023 17h36

17ª edição da Expoepi #paratodosverem Servidores públicos segurando certificado nas mãos

Os dois trabalhos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na 17ª edição da Expoepi, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, foram premiados, nesta sexta-feira, 10/11, durante o encerramento do evento promovido pelo Ministério da Saúde (MS). A programação tem o objetivo de gerar troca de experiências e premiar iniciativas que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da Vigilância em Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabenizou os autores dos trabalhos premiados e ressaltou a importância da troca permanente de experiências para o aprimoramento das práticas em saúde pública. “É muito gratificante saber que as iniciativas desenvolvidas no nosso município podem ser referência para outras cidades e ao mesmo tempo conhecer o que está sendo feito em outros lugares com potencial de aproveitamento na nossa rede”, disse.

A “Previsão e variações sazonais da tuberculose pulmonar com base em um modelo híbrido de séries temporais: o que ainda não sabemos sobre o comportamento da doença em uma área tropical da Amazônia, Brasil?”, baseado na dissertação de mestrado do servidor Alexandre Inomata, da Diretoria da Vigilância Epidemiológica, ganhou o segundo lugar na área de Produção Técnico Científica por parte de profissional do SUS que contribuiu para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde (categoria Mestrado).

Inomata explicou que o trabalho apresentado na Exposição mostrou o desenvolvimento de um modelo híbrido para analisar séries temporais de 10 anos contendo tendência, padrões de variação sazonal e previsão de tuberculose pulmonar em Manaus e que, na prática da vigilância municipal “modelos epidemiológicos de previsão colaboram no planejamento de ações para alcançar as metas para diminuição da incidência da tuberculose”.

Já o “Uso de Ferramentas SIG para Geolocalização e Confecção de Rotas para Vacinação Domiciliar de Influenza em Idosos na Cidade de Manaus em 2000”, que tem como autor principal o servidor da Diretoria de Inteligência de Dados, Bruno Barros de Oliveira recebeu Menção Honrosa na categoria E-Pôster, na área de Prevenção e Controle de Doenças Imunopreviníveis.

Oliveira informou que o objetivo do trabalho desenvolvido com sua equipe foi determinar o conjunto de rotas mais eficiente para visitas domiciliares de equipes de vacinação contra a Influenza em idosos, com base na geolocalização dos domicílios em Manaus durante a primeira onda pandêmica de Covid-19.

“A geolocalização dos idosos contribuiu com a campanha de vacinação de Influenza de modo a maximizar a aplicação de doses e minimizar tempo e recursos em um momento que esses recursos eram fundamentais para a saúde, devido à primeira onda da pandemia do Covid-19 em Manaus”, afirmou.

Segundo Bruno, a ação contribuiu com a manutenção do isolamento social seguro de um grupo de risco para doença, evitando aglomeração nas salas de vacina, uma vez que a realização da vacinação era realizada na forma domiciliar.

Aberta na terça-feira, 7/11, a Mostra teve a participação de técnicos e gestores da Semsa Manaus que participaram das mesas-redondas, painéis e mostras centradas em áreas como emergências em saúde pública, doenças negligenciadas, saúde digital, doenças crônicas não transmissíveis, doenças sexualmente transmissíveis, doenças imunopreveníveis, desinformação sobre vacina, políticas públicas e vulnerabilidades em saúde.

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa