Público a partir de 18 anos começa a receber a vacina bivalente contra a Covid-19 em Manaus

29/04/2023 15h26

A população com 18 anos de idade ou mais começou a receber a vacina bivalente contra a Contra-19 neste sábado, 29/4, nas salas de imunização da Prefeitura de Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou nove pontos de vacinação neste sábado, e irá ofertar a bivalente em 75 pontos durante a semana, a partir da próxima terça-feira, 2/5.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, acompanhou a abertura da vacinação para esse novo público na Unidade de Saúde da Família (USF) José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul. Ele lembra da importância do imunizante como dose de reforço contra as formas graves da doença.

“A evolução das vacinas é uma tendência natural nos estudos científicos, principalmente por conta das mutações que o vírus sofre, e a bivalente traz essa nova tecnologia que combate a cepa original do coronavírus e a variante ômicron. A secretaria já estava disponibilizando essas doses para os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, e agora amplia para a população em geral, a partir de 18 anos”, informou.

O requisito para receber a bivalente é completar o intervalo de quatro meses ou mais desde o recebimento da segunda dose, ou de alguma dose de reforço. Os usuários devem buscar a unidade de saúde fazendo o uso de máscaras, e portando documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e o cartão de vacina.

O gerente de produção, Ivair Souza, buscou a USF José Rayol para receber a bivalente, e fez um alerta para que os integrantes dos grupos prioritários busquem receber a dose de reforço.

“Nós observamos que a procura pela bivalente entre o grupo prioritário ainda precisa avançar mais. Então, peço que todos, principalmente do grupo prioritário, que são nossos pais, nossos tios, avós, trabalhadores da saúde, indígenas, que todos venham tomar a vacina. Não acredite em fake news, a vacina está aí disponível, já estou na quinta dose e nunca tive nenhum problema”, comentou.

A lista com os endereços dos pontos de vacinação está disponível no link bit.ly/localvacinacovid19. Mais informações sobre a campanha também podem ser obtidas no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook).

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Guilherme Silva / Semsa