Protagonismo de enfermeiros e ACSs no enfrentamento das arboviroses ganha destaque em webconferência

24/01/2024 17h02

Com o objetivo de fortalecer as ações de combate ao Aedes aegypti, por meio da troca de saberes e experiências, a Prefeitura de Manaus promoveu, na tarde desta quarta-feira, 24/1, mais uma edição da webconferência Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS) com o tema “Práticas pedagógicas para o enfrentamento das arboviroses”.

Contando com a participação de mais de 70 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a webconferência destacou o protagonismo de enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Endemias (ACEs), na mobilização da sociedade para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya, uma vez que esses profissionais trabalham na ponta da assistência e têm uma relação estreita com os moradores.

A apresentação foi conduzida pela chefe do Núcleo do Programa Saúde na Escola (Nupse), assistente social Giane Duarte de Sena, que mostrou estratégias a serem colocadas em prática pelos profissionais de saúde para fortalecer as medidas de prevenção contra as arboviroses. Giane também destacou a relação entre arte e educação, que tem um papel facilitador para a compreensão de informações que podem parecer complexas à primeira vista.

“O modo como a informação é mostrada para a população faz toda a diferença. Ao utilizar elementos lúdicos, esses profissionais conseguem envolver os moradores no combate às doenças. É um trabalho pedagógico que contempla o envolvimento das comunidades para fortalecer as ações da Semsa”, pontou Giane.

Para reforçar as estratégias que podem ser usadas pelos enfermeiros e agentes de saúde na conscientização dos fatores de risco e o papel de cada cidadão no enfrentamento às arbovirores, a conferência virtual contou com a participação do agente de endemias Ricardo Souza, que utiliza materiais recicláveis como garrafas pet, lâmpadas, espiral de cadernos, embalagens e outros objetos, em ações de sensibilização da Semsa.

“Um dos desafios da Semsa é reforçar que cada pessoa precisa fazer sua parte para evitar que materiais, que são descartados como lixo, virem criadouros para mosquitos, colocando toda a comunidade em risco. Eu reutilizo espirais de caderno, garrafas pet e outros objetos que são usados para orientar a população“, explicou.

Giane Sena destacou a importância da articulação entre saúde, educação e arte para trabalhar conceitos como cuidados à saúde, reciclagem, manejo do solo, do ar e da água. “Todas essas áreas estão conectadas com a saúde. Por isso é importante trabalhar o enfrentamento às arborviroses de forma ampla, articulando a arte, o cuidado com a saúde e o descarte correto e aproveitamento de resíduos que são recicláveis”, reforçou Giane.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa