Profissionais do programa Mais Médicos participam de acolhida promovida pela Prefeitura de Manaus

10/11/2023 18h21

Acolhida de profissionais do programa Mais Médicos #paratodosverem Público de profissionais do programa Mais Médicos em atividade de acolhida em auditório

Mais de 220 bolsistas que atuam na capital amazonense pelo programa Mais Médicos para o Brasil participaram de uma atividade de acolhida promovida pela Prefeitura de Manaus, na manhã desta sexta-feira, 10/11, no auditório do Centro Universitário Fametro, unidade Cachoeirinha, na zona Sul. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou também com a participação de diretores, gerentes de distritos de saúde e gestores da pasta.

A titular da Semsa, secretária Shádia Fraxe, que está participando de um evento em Brasília (DF), ofereceu as boas-vindas aos profissionais por teleconferência. Eles também assistiram a palestras e exposições enfocando as diretrizes e a estrutura da Semsa, a organização da rede municipal de saúde e as normativas que regem a pasta municipal de saúde e o programa federal, entre outros temas.

A diretora de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias, enfatizou o papel importante dos bolsistas no reforço dos quadros de profissionais da rede municipal de saúde, permitindo ampliar a cobertura da atenção básica na capital e alcançar as áreas mais carentes de assistência.

“Nós moramos numa região muito distante e temos um quantitativo pequeno de médicos. Foi justamente para suprir essa carência que a secretaria fez a adesão ao programa Mais Médicos, que traz esses profissionais para trabalhar nas localidades de maior vulnerabilidade”, pontuou.

Participaram do encontro 223 profissionais, selecionados nos ciclos recentes do programa federal para atuar em Manaus, sendo brasileiros e estrangeiros, dentre formados no Brasil ou com diploma revalidado no país, registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM), e intercambistas formados e habilitados no exterior.

Conforme a diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, Mircleide Santana, os bolsistas alocados para Manaus foram lotados na rede básica segundo a demanda das unidades, suprindo especialmente vazios assistenciais. Ela explicou que a acolhida teve como objetivo apresentar um panorama da Semsa e orientar os profissionais sobre os procedimentos e fluxos de trabalho na secretaria, bem como esclarecer sobre seus direitos e deveres na rede municipal.

“Como profissionais de saúde, eles já sabem como funciona a atenção básica, mas cada secretaria de saúde tem sua forma de trabalhar. Preparamos esse acolhimento para apresentar a eles a estrutura da Semsa, nossa missão, visão e valores”, relatou.

Entre os profissionais participantes do encontro esteve Camila Santi, que há dois meses vem atuando na clínica da família Dr. Antônio Reis, na zona Sul da capital. Ela destacou a importância do evento no sentido de permitir aos bolsistas conhecer melhor o funcionamento da Semsa, e se disse contente com o trabalho na rede básica de Manaus.

“É um desafio diário, mas eu gosto bastante. Todos os bolsistas que estão aqui estão estudando justamente para serem médicos da família e comunidade e vencer esses desafios. Estou muito animada”, afirmou.

Além dos 223 bolsistas que ingressaram nos ciclos recentes, Manaus conta com 16 remanescentes de ciclos anteriores e que foram recontratados neste ano pelo Mais Médicos, totalizando 239 profissionais e intercambistas do programa federal hoje em atuação na rede municipal de saúde.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa