Profissionais de saúde discutem fluxo de atendimento a casos de toxoplasmose na rede básica 

Por Prefeitura de Manaus

24/11/2023 17h13

Icone audio
#paratodosverem – Enfermeira realiza ultrassom em paciente

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), promove,  a partir da segunda-feira, 27/11, uma série de rodas de conversa direcionadas aos médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária à Saúde sobre toxoplasmose. 

O objetivo das rodas de conversa é aprimorar o trabalho das equipes que atuam nas unidades da Semsa, esclarecendo dúvidas e informando os fluxos de encaminhamento reunidos nas notas técnicas elaboradas pela secretaria municipal e pela FMT-HVD, Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), tratando da orientação para interpretação sorológica e outras condutas relacionadas ao manejo de um possível caso de toxoplasmose na gestação e em recém-nascido. 

A gerente dos Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Miranda, explica que o evento será fundamental para abordar aspectos relacionados ao fluxo e para que sejam discutidas as recomendações aos profissionais de saúde sobre o resultado do exame de triagem neonatal biológica. 

“Nós optamos pela roda de conversa, porque essa metodologia permite um diálogo mais informal e aberto. Nossa expectativa é que os profissionais tenham um bom aproveitamento, esclarecendo suas dúvidas de modo a fortalecer o atendimento aos casos de toxoplasmose na gestação e em recém-nascidos na rede de atenção primária de saúde”, destaca Patrícia. 

Programação 

A primeira roda de conversa, na segunda-feira, 27, às 14h, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), terá como público os profissionais de saúde do Distrito de Saúde (Disa) Norte. 

Na quarta-feira, 29/11, será a vez dos médicos e enfermeiros do Disa Sul, que desenvolverão suas atividades no auditório do distrito de saúde, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 300, no bairro São Francisco. 

No dia 6/12, a programação será realizada no auditório da Maternidade Ana Braga, situado na avenida Cosme Ferreira, no bairro São José 1, para os servidores do Disa Leste. 

No dia 13/12, os profissionais de saúde dos Disas Oeste e Rural se reúnem para esclarecer dúvidas acerca dos fluxos de encaminhamento no Complexo de Saúde Oeste, localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, no bairro da Paz. 

O curso será conduzido pelo infectologista Rogerio Araujo de Paula, que há 15 anos atua na FMT-HVD e atende casos referenciados de toxoplasmose na gravidez. 

Zoonose 

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. O gato é considerado o reservatório desse parasita porque, por meio de suas fezes eliminadas, contamina o ambiente e expõe à contaminação outros animais de sangue quente, como aves e mamíferos, inclusive o homem. 

A ingestão de água e alimentos contaminados é apontada como causa da infecção pela toxoplasmose. Uma das zoonoses mais comuns em todo o mundo, ela pode causar o abortamento ou o nascimento de crianças com comprometimento em diversos sistemas (principalmente ocular e sistema nervoso), sendo que, na maior parte dos casos, não há presença de sinais clínicos evidentes. 

Os encontros para os profissionais de saúde da Semsa vão tratar das diretrizes estabelecidas pelas Notas Técnicas nº 14/2023/FVS-RCP, nº 0002/2023 DAC/HEMOAM, e nº 12/2023 DAP/SUBGS/SEMSA, que têm o objetivo de fortalecer a atenção às gestantes e às crianças na rede de atenção materno-infantil. 

— — —

Texto – Divulgação/Semsa 

Fotos – Divulgação/Semsa