Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura reforça orientações para prevenção e controle das ISTs

17/02/2023 16h14

Com um aumento de 18,7% de casos de HIV e 14,2% de casos de sífilis registrados em 2022, em comparação com as notificações do ano de 2021 no município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem reforçado as orientações para o controle e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O trabalho inclui uma série de atividades que a Prefeitura de Manaus vem desenvolvendo durante o mês de fevereiro no período de carnaval, quando ocorre um aumento no risco de exposição às ISTs.

“No período do carnaval, com os eventos carnavalescos e o maior consumo de álcool, há um aumento do risco de pessoas não usarem preservativo na relação sexual. Para reduzir esse risco, a Semsa tem promovido diversas ações, orientando a população sobre a importância do sexo seguro e sobre as formas de prevenção”, informou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira.

Na manhã desta sexta-feira, 17/2, o Distrito de Saúde (Disa) Norte promoveu uma ação educativa no Terminal de Integração 3 (T3), no bairro Cidade Nova, com a distribuição de material educativo e de preservativos.

De acordo com a enfermeira Stela Simone Campos, responsável técnica pelas ações de controle e prevenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais do Disa Norte, a programação da campanha foi realizada nas unidades de saúde e também em locais de grande circulação de pessoas, como o T3.

“O Disa Norte já tem um trabalho educativo no T3 que envolve programas de prevenção e controle de outros agravos, como hanseníase e dengue, e as ISTs estão incluídas. O T3 é um local de fluxo intenso de pessoas, com grande rotatividade, e é importante aproveitar para reforçar as orientações para a população sobre as formas de prevenção às ISTs”, afirmou Stela Campos.

A equipe do Disa Norte também instalou dispensers com preservativos nos banheiros do Terminal de Integração 3 para facilitar o acesso da população ao insumo. “Quando estamos distribuindo o preservativo, algumas vezes a pessoa tem vergonha de pegar. Então, colocamos os dispensadores com preservativos nos banheiros, onde há maior privacidade, e a população pode ter acesso na quantidade que achar necessária”, informou a enfermeira.

Para a vendedora Valéria Gama, que trabalha no T3, a ação de prevenção tem importância por conscientizar as pessoas, principalmente os jovens que estão iniciando a vida sexual. “Aqui no terminal passa todo tipo de pessoa e de várias idades. Mas nem todo mundo tem consciência. É importante cuidar da própria saúde, já que não tem como saber se a outra pessoa também tem cuidado”, explicou Valéria Gama.

Mais ações

Outra ação promovida nesta sexta-feira foi realizada em uma fábrica de produtos farmacêuticos, no quilômetro 21 da rodovia AM–010 (Manaus-Itacoatiara), sob a coordenação do Disa Rural.

“A empresa conta com 900 trabalhadores e a atividade da campanha incluiu Educação em Saúde, distribuição de preservativos, vacinação contra Hepatite B e oferta de testagem rápida para sífilis, hepatites B e C, e HIV, sempre com foco na proteção contra as ISTs/HIV”, afirmou o gerente de Vigilância em Saúde do Disa Rural, Luciano Batista Barreto.

A ação contemplou a distribuição de mil preservativos masculinos e 200 femininos, realização de 37 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite B e C e 20 vacinas contra hepatite B aplicadas.

Além do trabalho dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Oeste, Leste e Rural, com atuação nas unidades de saúde e blitz educativa em locais de maior circulação de pessoas, a Semsa irá executar ações de prevenção nos desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo.

Casos

No ano de 2022, o município de Manaus registrou 1.758 casos de HIV, representando aumento de 18,7% no número de novos casos em relação a 2021. A maior concentração de casos foi diagnosticada na população masculina (77,6%) e na faixa etária de 15 a 39 anos (80,4%).

O número de casos de sífilis chegou a 3.900 no ano passado, também registrando aumento (14,2%) em relação a 2021, com taxa de detecção de 173 notificações por 100.000 mil habitantes. Do total, 68,2% dos casos foram registrados na população masculina, sem considerar as mulheres gestantes, e a faixa etária de 15 a 39 anos representou 72,1% dos casos.

Na rotina de serviço durante o ano, as ações da Semsa na prevenção e controle das ISTs têm como foco a estratégia da Prevenção Combinada, que envolve diferentes abordagens de forma simultânea, como o uso do preservativo externo e interno, a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), a vacinação contra o HPV e a Hepatite B, redução de danos, terapia antirretroviral, testagem regular para diagnóstico das doenças e a prevenção da transmissão vertical, que ocorre da gestante para o bebê durante a gestação e o parto.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa