Prefeitura realiza visita técnica no Sambódromo para alinhamento do Boi Manaus 2023

27/11/2023 21h25

#paratodosverem – Representante das secretárias envolvidas na organização do Boi Manaus participam de visita técnica

A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), conduziu mais uma visita técnica, nesta segunda-feira, 27/11, no Sambódromo, localizado no bairro Dom Pedro, zona Oeste da capital, em preparação para o “Boi Manaus 2023”, que acontece nos próximos dias 1º/12 e 2/12. Desta vez, o enfoque da visita foi na definição das instalações da Unidade de Assistência à Saúde que será estruturada no evento.

Com a expectativa de atrair um público superior a 50 mil pessoas por dia, o evento, organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), ocorre anualmente como parte das comemorações do aniversário de Manaus, adiado por conta da fumaça das queimadas que encobriu a capital amazonense no período.

O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) elaborou o Plano de Ações Integradas (PAI), que desempenhará um papel crucial na estruturação e ativação da base do Colegiado Municipal no Sambódromo, realizando reuniões estratégicas com as secretarias no decorrer do evento e prestando apoio situacional na gestão de possíveis acontecidos, nos dois dias de festa.

“O Boi Manaus é mais do que uma celebração cultural, é um evento que reforça a identidade e o orgulho da nossa comunidade. No CCC, estamos empenhados em assegurar que essa experiência seja não apenas culturalmente rica, mas também segura e saudável para todos os envolvidos. Neste ano, nossa cooperação com a Manauscult e a Semsa é fundamental para garantir o bem-estar da população durante as festividades”, afirmou o gerente de projetos do CCC, Mário Henrique.

Estrutura de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai montar uma unidade de assistência à saúde durante a realização do evento com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos, totalizando 150 profissionais atuando nos dois dias do Boi Manaus.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ofertarão os serviços pré-hospitalares para o atendimento das ocorrências. As equipes da Vigilância Sanitária (Visa Manaus) também se farão presentes para fazer inspeção nos pontos de venda de alimentos.

A assessora técnica da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa (SubGS), Aldeniza Araújo destacou que a pasta está empenhada para ofertar um serviço assistencial de qualidade.

“Nossas equipes estarão a postos e preparadas para atender os brincantes que apresentarem algum problema de saúde. Os casos de menor complexidade serão atendidos aqui, mesmo. E as ocorrências de média e alta complexidade, que exigirem um suporte maior, serão imediatamente transferidas para os SPAs e prontos-socorros, conforme cada situação”, explicou.

Programação diferenciada

Com mais de mil servidores da Manauscult envolvidos na organização do evento, a atmosfera vibrante e diversificada do Boi Manaus 2023 ganhará um toque especial com a introdução de dois palcos com participação de 46 artistas. Devido à mudança, este ano, não haverá a “Feirinha do Tururi”, que antecede o Boi Manaus. Entretanto, será montada a “Tenda dos Expositores”, dedicada aos profissionais de gastronomia e artesanato.

A programação também inclui a apresentação da envolvente Batucada, a tradicional Marujada e os três bois emblemáticos de Manaus: Garanhão, Corre Campo e Brilhante. Esses grupos folclóricos, com suas apresentações cativantes, prometem envolver os espectadores em uma experiência sensorial completa, celebrando as tradições únicas que fazem do Boi Manaus uma festividade cultural inigualável.

“Além dos nossos artistas locais se apresentando nos dois palcos, a inclusão de uma tenda destinada aos expositores promete movimentar a economia solidária e criativa que tem suas raízes nos bairros da cidade. O enaltecimento desses segmentos naturalmente consolida o Boi Manaus como não apenas uma celebração cultural, mas também um impulso para os artistas e empreendedores locais”, destacou o diretor-geral de Eventos da Manauscult, Clemilton Pinto.

Texto – Samira El kebbe e Divulgação / Semsa e Manauscult

Foto – Samira El kebbe / CCC