Prefeitura realiza segunda turma do curso informal ‘Autocuidado para hipertensos e diabéticos’

Por Prefeitura de Manaus

23/11/2023 17h27

Icone audio
#paratodosverem – Palestrante explica para população os cuidados necessários para combater a diabetes

Visando promover o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas com condições crônicas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a segunda turma do curso informal “Autocuidado para hipertensos e diabéticos”, nesta sexta-feira, 24/11, voltado a usuários do Distrito de Saúde Leste. A atividade será realizada das 8h às 12h, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no bairro Novo Aleixo, zona Norte. 

No curso, conduzido por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, os participantes são orientados sobre autocuidado, qualidade de vida e prevenção de agravos decorrentes da hipertensão arterial e do diabetes, como amputação, cegueira e insuficiência renal. Incluem-se noções de saúde, com foco nas condições crônicas, bem como de nutrição, saúde bucal, farmácia e educação física, entre outras. 

Conforme a responsável técnica do Núcleo de Controle de Hipertensão Arterial e Diabetes (HiperDia), Sinara Flores, as condições crônicas não transmissíveis são um problema grave de saúde, pois se desenvolvem de forma silenciosa, comprometendo órgãos como olhos, coração e rins quando não prevenidas ou tratadas. Ela explica que o controle dessas doenças requer não só o acompanhamento na rede de saúde, como a adoção de hábitos saudáveis e cuidado pelo próprio usuário. 

“Não basta que o usuário vá à unidade de saúde, ele precisa ter um autocuidado para prevenir complicações causadas por essas doenças. Precisa também se conhecer, para informar de forma eficaz sobre seus sintomas e receber a atenção adequada do profissional de saúde”, aponta. 

Dentro dessa proposta, explica Sinara, os participantes do curso informal recebem orientações sobre aferição da pressão arterial, cuidados com os pés e manejo correto da insulina, entre outras, e ainda sobre os benefícios das atividades físicas, da alimentação saudável e de práticas integrativas complementares em saúde, como a meditação. Também são orientados a identificar e registrar sintomas para informar ao médico ou enfermeiro nas consultas nas unidades de saúde. 

“São atividades simples, mas que podem fazer toda a diferença na vida desse usuário”, assinala a técnica. 

O curso informal “Autocuidado para Hipertensos e Diabéticos” teve sua primeira turma realizada no Distrito de Saúde Oeste, nos dias 13 e 14 deste mês. A atividade, que assinala as ações da Semsa pelo Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado no dia 14/11, é realizada como experiência-piloto, a ser avaliada e ajustada para ser estendida a todos os distritos de saúde da Semsa Manaus. 

— — —

Texto: Jony Clay Borges / Semsa

Fotos: Divulgação / Semsa