Prefeitura realiza o 1º Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias

01/03/2023 18h19

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 1º/3, o primeiro Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto de Situações de Emergências e Crises Humanitárias, com intuito de reforçar a importância da alimentação saudável e discutir estratégias para assegurar que toda a sociedade tenha esse direito garantido.

A atividade reuniu gestores de diversas instituições e profissionais de saúde no hotel Blue Tree Premium Manaus, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, nº 817, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

“O município está colocando esse assunto em evidência e trazendo diversos setores para discutir e conhecer a importância da alimentação saudável, e o papel de cada um de nós diante do cenário de insegurança alimentar”, afirmou a diretora de Atenção Primária da Semsa, Sonja Farias.

Também participaram do encontro representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ministério Público, Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), dentre outros.

De acordo com Sonja, o encontro também discutiu o assunto com os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para qualificar o serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde. “No dia a dia, os profissionais podem abordar essa temática com a população, destacando importância da alimentação para sua vida, orientações práticas, entre outros pontos. É preciso lembrar que uma boa alimentação afeta diretamente o crescimento e desenvolvimento saudável de nossas crianças”, ressaltou.

Programação

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, informou que no período da manhã, o encontro reuniu os gestores de instituições governamentais e não governamentais, para a elaboração de um plano de contingência para combater a insegurança alimentar.

“O objetivo pela manhã foi apresentar o conceito de segurança alimentar e nutricional, apresentar o nosso cenário atual, tanto nacional quanto regional, e conversar com os representantes para saber como cada instituição está avançando nessa temática, e identificar quais são os desafios e avanços obtidos”, disse Lia.

No período da tarde, cerca de 80 profissionais de saúde se reuniram no local para dar continuidade às discussões sobre o assunto. A enfermeira Ana Maritza Ramirez elogiou a iniciativa da secretaria, e destacou que a atividade certamente irá beneficiar a população com uma assistência mais qualificada.

“Essa capacitação é muito importante para auxiliar na execução do nosso trabalho com a população, visto que temos uma população muito carente, que precisa ser avaliada periodicamente, para evitar o desenvolvimento de doenças ligadas ao mal estado nutricional. Hoje estamos aperfeiçoando nosso trabalho, para alcançarmos resultados mais satisfatórios no combate à obesidade e desnutrição, por exemplo”, afirmou a enfermeira.

O diretor regional da ADRA no Amazonas, Luiz Ferreira, informou que a atividade está sendo promovida com intuito de fortalecer o combate à insegurança alimentar. “Nós estamos vendo que a questão da fome está aumentando no mundo e no Brasil também, e a ideia deste evento é firmarmos parcerias e capacitarmos os profissionais que atuam na linha de frente. Sabemos que há muitas pessoas precisando de orientação, sobre como se alimentar bem e como alguns hábitos serão fundamentais para sua saúde”, observou.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa