Prefeitura realiza fóruns de vinculação de gestantes dos distritos de saúde Sul e Norte de Manaus

30/08/2023 17h37

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dá continuidade à programação dos Fóruns de Vinculação das Gestantes nos Distritos de Saúde (Disas), com a realização dos eventos do Disa Sul, nesta quinta-feira, 31/8, e do Disa Norte, na sexta, 1º/9. A agenda compõe a segunda rodada deste ano dos encontros, voltados à discussão dos fluxos de atendimento a gestantes e mães com seus bebês na rede pública de saúde, visando a redução da mortalidade materna, infantil e fetal na capital.

Após os eventos do Disa Oeste e Leste, realizados nos dias 23 e 24/8, respectivamente, a agenda de fóruns segue com o encontro do Disa Sul, na quinta-feira, no auditório do Centro Universitário Fametro – Unidade Cachoeirinha, no bairro de mesmo nome. Na sexta, o fórum do Disa Norte ocorre no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) – Unidade Galileia, no bairro Cidade Nova. Nos dois dias, as atividades iniciam às 14h.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Gerda Coelho, informa que os fóruns de vinculação são realizados três vezes ao ano pela Semsa Manaus, em pactuação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e os Disas da rede municipal, e têm a participação de gestores da saúde municipais e estaduais, além de diretores de maternidades e profissionais de saúde que atuam nas unidades da rede pública, e representantes da sociedade civil organizada.

“São espaços democráticos para discussão dos fluxos relativos ao pré-natal e puerpério (período até 45 dias do parto), permitindo ajustes na rede de atenção básica para que não haja barreiras de acesso para as gestantes e puérperas, nem para os recém-nascidos”, diz.

Temas em pauta

Um dos temas em discussão em todos os encontros desta rodada é o da importância do registro de nascimento como primeiro passo para a cidadania, reforçando as ações para erradicação do sub-registro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica.

Nos fóruns também são apresentadas experiências exitosas realizadas na rede de atenção básica. No encontro do Disa Oeste, foi destacado o projeto Bom Parto, voltado ao atendimento humanizado de gestantes da comunidade indígena Parque das Tribos. Já o evento do Disa Leste enfocou a atuação dos profissionais de saúde na orientação da gestante sobre os sinais do parto ativo e o momento certo de ir à maternidade.

Já os encontros dos Distritos Sul e Norte vão focar em ações e iniciativas de saúde bucal voltadas aos recém-nascidos. No Disa Sul, o cirurgião bucomaxilo André Barreiros e a odontopediatra Silvane Evangelista, ambos do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Norte, falarão sobre o tratamento inovador de crianças com anquiloglossia, conhecida popularmente como “língua presa”.

A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia Carvalho, pontua que a iniciativa do CEO Norte está sendo estendida aos outros CEOs da rede básica, sendo agora discutida a inclusão do tratamento, denominado frenectomia, no fluxo de atenção de recém-nascidos nas maternidades.

“É um procedimento que pode ser feito no dia em que o bebê nasce, o que é muito melhor porque evita traumas para a criança. Quando ela cresce com a língua presa, tem dificuldade para falar e comer, e o processo em idade avançada envolve fisio e fonoterapia para ensinar a criança a falar com a língua no lugar correto”, aponta.

Pré-natal odontológico

No fórum do Disa Norte, a cirurgiã-dentista da Semsa, Lizete Karla Souza, falará sobre o trabalho da Semsa no pré-natal odontológico, um dos indicadores do Previne Brasil, no qual Manaus se situa em primeiro lugar, dentre as cidades com mais de 2 milhões de habitantes. No Indicador 3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado, a capital teve índice de 81% no  final do quadrimestre de 2022.

Outro ponto salientado pela profissional será o projeto de saúde bucal da Semsa do pré-natal até os 2 anos, abrangendo desde o atendimento de grávidas até bebês na atenção primária. “Mesmo que o bebê não tenha dentes, o dentista da unidade básica vai avaliar se a língua está presa, se há desenvolvimento correto da gengiva, se ele mama de forma correta”, enfatiza Cláudia.

A programação de fóruns de vinculação se encerra com o encontro do Disa Rural, a ser realizado no dia 26/9, nas instalações da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT). Os temas em destaque serão a importância do registro civil do recém-nascido e as orientações de grávidas sobre os sinais de parto ativo.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa