Prefeitura realiza ações em todos os distritos de saúde no Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2023 17h44

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, ao longo desta terça-feira, 29/8, abordagens, palestras e orientações para prevenção e combate ao fumo em unidades básicas de todas as zonas geográficas da capital, com o objetivo de esclarecer usuários e comunitários sobre os males decorrentes do uso do tabaco. A ação foi realizada em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta data.

Voltadas para fumantes e não fumantes, as atividades de educação em saúde para prevenção e combate ao tabagismo abrangeram as 17 unidades de saúde da rede municipal que contam com Ambulatórios de Tratamento de Fumantes.

A chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, Carla Azevedo, informa que as atividades incluíram palestras, abordagens e orientações voltadas para usuários e comunitários, além de estudantes da rede municipal, por meio de articulação com o Programa Saúde na Escola (PSE).

“O Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma data que chama a atenção para os danos causados pelo tabagismo, que é a maior causa evitável de mortes precoces no mundo, conforme a Organização Mundial da Saúde”, ressalta Carla, pontuando que a campanha do dia nacional deste ano visa o combate ao cigarro eletrônico, trazendo como tema “Sabores e aromas em produtos derivados de tabaco: uma estratégia para tornar a população dependente de nicotina”.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Mauazinho, no bairro homônimo da zona Leste, a agenda teve uma palestra para 300 adolescentes, crianças e docentes da comunidade escolar no entorno da unidade, em parceria com o PSE. Já na Clínica da Família Fábio Couto e nas USFs Amazonas Palhano e Gebes Medeiros, na mesma zona, as equipes de saúde promoveram palestras e abordagens para os usuários.

Na zona Norte, a Clínica de Saúde da Família Carmen Nicolau promoveu abordagens sobre o tabagismo com enfoque nos cigarros eletrônicos, além de distribuir panfletos e divulgar o serviço do Ambulatório de Tratamento de Fumantes da unidade. Profissionais da USF Carlson Gracie promoveram uma apresentação para alunos da Escola Municipal João dos Santos Braga.

Comunitários da zona Rural também foram alvo das ações na USF Rural Pau-Rosa, no ramal de mesmo nome, onde equipes multiprofissionais ofertaram informações sobre os males do consumo do tabaco.

Prevenção e controle

Conforme Carla Azevedo, dentro das ações de prevenção e controle do tabagismo, a Semsa Manaus conta com um programa de tratamento de fumantes, desenvolvido por meio de ambulatórios em 17 unidades da rede básica. O serviço oferta tratamento cognitivo-comportamental para os usuários que desejam parar de fumar.

“Eles participam de sessões em grupo, que ocorrem semanalmente no primeiro mês, passando a ser quinzenais até os seis meses, e depois mensais, até um ano de tratamento”, relata a gestora, assinalando que os grupos reúnem usuários que buscam o serviço por conta própria e oriundos de captação ativa, realizada em abordagens das equipes de saúde e consultas nas unidades, e ainda em visitas domiciliares.

No ambulatório, explica Carla, os usuários passam por uma entrevista com os coordenadores do programa, que são profissionais de saúde de nível superior, capacitados para atuar nos ambulatórios, seguida de triagem e avaliação médica.

“Durante o tratamento, eles podem ser encaminhados também para atendimento individual com médico clínico geral ou psicólogo, ou para sessões de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics), como ioga, meditação e auriculoterapia, a depender da necessidade de cada um”, informa.

A lista de unidades da Semsa Manaus que oferecem o programa de tratamento de fumantes está disponível on-line, no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Ambulatorio-de-Tratamento-de-Fumantes.pdf.

Lista de Ambulatórios para Tratamento de Fumantes

Zona Norte

1 – USF Frei Valério Di Carlo – rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel

2 – USF Sálvio Belota – rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina