Prefeitura realiza ação de educação em saúde pelo Dia Mundial Sem Tabaco na USF Frei Valério

30/05/2023 16h26

Principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo é associado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, dentre elas vários tipos de câncer e doenças do aparelho respiratório. Nesta quarta-feira, 31/5, Dia Mundial Sem Tabaco, a Prefeitura de Manaus alerta para os riscos do uso do produto por meio de uma ação de educação em saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) Frei Valério Di Carlo, no bairro Novo Israel, zona Norte da capital, a partir das 14h.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação visa informar aos usuários da USF Frei Valério, fumantes e não fumantes, sobre os males causados pelo tabagismo e os benefícios de abandonar o vício. O público do bairro Novo Israel e entorno também vai receber orientações sobre os Ambulatórios de Tratamento de Fumantes, que funcionam em 17 unidades da rede municipal de saúde.

A chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, Carla Azevedo, acrescenta que pessoas que já passaram pelo programa de tratamento ofertado pela Semsa devem participar da ação, compartilhando suas experiências sobre a vida com e sem cigarros e outros produtos à base de tabaco.

“Teremos informações visuais em estandes, distribuição de panfletos e toda uma equipe preparada para acolher, motivar e captar esses usuários que pretendem parar de fumar. Será uma grande ação de conscientização contra o uso do tabaco”, antecipa.

A programação na USF Frei Valério faz parte de uma agenda de ações da Semsa para prevenção e combate ao tabagismo. Ao longo do mês de maio, unidades dos cinco Distritos de Saúde da secretaria realizaram ações de educação em saúde contra o uso do tabaco, bem como ações junto a empresas que solicitaram estandes do programa de tratamento de fumantes.

Saúde

Carla destaca que quem abandona o vício em tabaco experimenta em poucas semanas efeitos positivos, como a melhora da circulação e da respiração, que se torna mais fácil, e ao longo dos anos tem cada vez menos risco de desenvolver doenças associadas ao tabagismo. Após 10 anos sem fumar, ela exemplifica, o risco de a pessoa sofrer um infarto será o mesmo de alguém que nunca fumou.

“É um caminho longo para você ficar realmente livre de todos os malefícios do cigarro, mas o benefício é principalmente evitar doenças cardiovasculares, pulmonares e o próprio câncer”, disse.

Por outro lado, a gestora enfatiza que o tabagismo é ainda questão de saúde pública mundial. “Estatísticas apontam que o uso do tabaco pode chegar a matar oito milhões de pessoas no mundo até 2030, se não reduzirmos o atual índice de fumantes em relação à população total”.

Tratamento

Visando reduzir os riscos à saúde e a mortalidade decorrentes do fumo na capital amazonense, dentro da Política Nacional de Controle do Tabagismo, a Semsa mantém 17 Ambulatórios de Tratamento de Fumantes nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço oferta acompanhamento cognitivo-comportamental para pessoas que desejam abandonar o vício por cigarros e outros derivados do tabaco.

Conforme Carla Azevedo, o usuário que procura um dos ambulatórios passa por avaliação multidisciplinar e é encaminhado para sessões de terapia, em um grupo de fumantes ou individualmente. O tratamento inicial abrange quatro sessões semanais, com orientações, palestras e atividades práticas. Caso necessário, o usuário recebe medicamentos para apoio ao tratamento, dispensados de forma gratuita na unidade.

“Em muitos casos, na segunda consulta o usuário já interrompe o uso do cigarro. Já os usuários que não abandonam o hábito após as quatro sessões iniciais passam para um grupo de controle, com duração de até 12 meses, e que atende também usuários que têm recaídas”, explica Carla.

A lista de unidades da Semsa Manaus que oferecem o programa de tratamento está disponível online, no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2022/06/Ambulatorio-de-Tratamento-de-Fumantes.pdf.

Lista de Ambulatórios para Tratamento de Fumantes

Zona Norte

1 – USF Frei Valério Di Carlo – rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel

2 – USF Sálvio Belota – rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina