Prefeitura promove evento para discutir ações articuladas de combate à desnutrição

28/11/2023 17h30

#paratodosverem – Secretária Shadia Fraxe realiza abertura de workshop

A Prefeitura Municipal de Manaus, em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), Distrito Sanitário Especial Indígena Manaus (Dsei Mao) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), iniciou nesta terça-feira, 28/11, o “1º Workshop Abordagens Multidisciplinares na Desnutrição Infantil em Situações Emergenciais e Crises Humanitárias”.

Aberto oficialmente pela titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, o evento, que acontece na Universidade Paulista (Unip), localizado na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque 10, zona centro-Sul da capital, tem o objetivo de desenvolver um protocolo para implementação de estratégias necessárias para o combate à desnutrição infantil.

Shádia Fraxe enfatizou que iniciativa interinstitucional é um passo essencial para que as ações de enfrentamento à desnutrição infantil sejam assertivas. A secretária também pontuou que as equipes da Semsa estão empenhadas em discutir e trocar informações para a busca de alternativas sobre um problema que compromete o futuro das crianças.

“Do total de 200 profissionais, 82 são Semsa Manaus. São servidores que estão comprometidos em contribuir para a criação de um grupo de trabalho que reunirá protocolos e estratégias de enfrentamento ao problema da desnutrição infantil. Considerando que as unidades de saúde da Semsa são a porta de entrada do SUS, a contribuição da secretaria será essencial para fundamentar esses fluxos de atendimento”, salientou Shádia.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, reiterou a proposta do evento, que é reunir profissionais da saúde de diferentes pontos da atenção, de baixa, média e alta complexidade, para discutir a desnutrição infantil na região do Amazonas com enfoque especial na capital.

A programação, segundo Lia Ferreira, foi cuidadosamente planejada para que os envolvidos possam dar suas contribuições e gerar alternativas em um espaço amplo de discussão.

“Nesta quarta-feira, 28, a programação foi composta por palestras sobre os vários aspectos relacionados ao cenário da desnutrição no Amazonas, em Manaus e a desnutrição infantil indígena. Amanhã, o dia será dedicado à formação de subgrupos que aprofundarão o tema. Este trabalho fundamentará a criação de propostas para a formação do Grupo de Trabalho que vai ter como produto o protocolo de cuidado dessa criança com desnutrição”, sintetizou Lia.

Grupo de Trabalho

O “1º Workshop Abordagens Multidisciplinares na Desnutrição Infantil em Situações Emergenciais e Crises Humanitárias”, também conta com a participação de profissionais e representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Sociedade Brasileira de Pediatria.

A conclusão dos trabalhos, nesta quarta-feira, 29/11, será marcada pela escolha dos profissionais que integrarão o Grupo de Trabalho responsável por liderar o desenvolvimento do protocolo de cuidado destinado a crianças com desnutrição no Amazonas.

Para a oficial de Saúde e Nutrição em Emergências da Unicef, Neidiana Ribeiro, a ação interinstitucional é a melhor alternativa para discutir e elaborar protocolos para enfrentar a desnutrição infantil.

“A proposta do Unicef é a definição de um fluxo de assistência a crianças identificadas com desnutrição e também pensar junto com os envolvidos, um protocolo do manejo das que estão em situação de vulnerabilidade. É uma ação que precisa ser pensada com o Governo do Estado, com a Semsa, com o Unicef e Adra porque vários fatores precisam ser considerados. Precisamos qualificar os profissionais para uma assistência humanizada em tempo oportuno, para que a gente não tenha mais agravos”, sinalizou.

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Fotos – Artur Barbosa/Semsa