Prefeitura promove atualização em pré-natal para 200 profissionais da Estratégia Saúde da Família

10/04/2023 16h12

A Prefeitura de Manaus realiza, nos meses de abril e maio, um curso de Atualização em Pré-Natal para 200 profissionais, entre médicos e enfermeiros, integrantes das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A primeira turma a participar da capacitação reuniu profissionais do 1º Distrito de Saúde (Disa) Norte, que receberam o treinamento nesta segunda-feira, 10/4, em período integral.

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher (DIVSAM), o curso de atualização visa aprimorar a qualidade da assistência ao pré-natal oferecida na rede municipal de saúde, contribuindo para a prevenção do óbito materno, fetal e neonatal na capital amazonense.

Conforme a chefe da DIVSAM, Lúcia Marques de Freitas, a assistência ao pré-natal, parto e puerpério tem papel importante na redução da mortalidade entre mães, nascituros e bebês.

“Por meio do acompanhamento pré-natal, é possível detectar doenças maternas ou fetais e instituir, oportunamente, o tratamento. Além da ação preventiva e terapêutica, o pré-natal tem função de orientação, proporcionando medidas de suporte que diminuam a ansiedade materna durante o trabalho de parto”, destaca.

Lúcia Freitas assinala ainda que a redução da mortalidade materna integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, o Objetivo 3 (Saúde e Bem-Estar) visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos em todas as idades.

“A Meta 3.1 recomenda a redução da taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 mil nascidos vivos, tendo o Brasil pactuado reduzi-la para, no máximo, 30 mortes por 100 mil nascidos vivos até 2030”, afirma.

O curso de Atualização em Pré-Natal promovido pela DIVSAM abrange as seguintes temáticas: “Fluxos do pré-natal”, “Interpretação de exames”, “Estratificação de risco”, “Manejo da SHEG (Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação), DMG (Diabetes Mellitus Gestacional) e ITU (Infecções do Trato Urinário)”, “Sífilis na gestação” e “Semiologia no Pré-Natal”.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa