Prefeitura promove ações de prevenção e combate à hipertensão na UBS Deodato de Miranda Leão

22/05/2023 17h16

A Prefeitura de Manaus dá continuidade às ações de educação em saúde e a oferta de serviços voltados à prevenção e ao combate à hipertensão arterial, em referência ao Dia “D” da Hipertensão Arterial, que é comemorado no dia 17/5. No último sábado, 20/5, foi realizada uma programação na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, no bairro Glória, zona Sul da capital, e nesta terça-feira, 23/5, as atividades acontecerão na USF São Pedro, na estrada AM-010 quilômetro 35, do Distrito Rural.

Os usuários da Glória e proximidades tiveram acesso a atendimentos médico e de enfermagem, aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, exame do pé diabético e doppler vascular periférico. Além destas ações, o público que foi até o estabelecimento de saúde recebeu ações de orientação odontológica, palestras e atividades físicas.

Para a gerente de Condições Crônicas da Semsa, enfermeira Lílian Paula Lima, as ações de intensificação são importantes para alertar sobre os cuidados para evitar e também a importância de fazer o acompanhamento da doença crônica, que muitas vezes apresenta sinais que passam despercebidos pela população.

“Ao longo deste mês, a Semsa vem realizando ações com o objetivo de chamar a atenção da população sobre as formas de evitar e controlar a doença, que passam diretamente pela adoção de hábitos saudáveis”, disse.

Além de aferição de pressão arterial, com 46 atendimentos, foram realizados exames de glicemia capilar (21), consultas médicas (44), auriculoterapia (21), avaliação neuromotora (6) e de educação em saúde (56). A Semsa já realizou o Dia “D”, nos distritos de saúde Norte, Sul, Leste e Oeste.

Texto – Divulgação / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa