Prefeitura promove ação de saúde voltada a policiais militares como parte da agenda do ‘Novembro Azul’

09/11/2023 16h55

Campanha Novembro Azul #paratodosverem Servidor público aferindo pressão de policial militar durante campanha Novembro Azul

Como parte da agenda da campanha “Novembro Azul”, a Prefeitura de Manaus promoveu, nesta quinta-feira, 9/11, uma ação de saúde para policiais militares do Comando de Policiamento da Área (CPA) Norte, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Na atividade, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertaram serviços de atenção básica e orientações sobre a importância dos cuidados em saúde para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação na unidade de comando militar, situada no bairro Novo Aleixo, zona Norte, ocorreu no período matutino e contou com profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Arthur Virgílio Filho. As equipes ofertaram consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, aferição de pressão e glicemia, avaliação do pé diabético, atualização vacinal e sessões de auriculoterapia, além de orientações sobre saúde bucal, tabagismo e alimentação saudável.

Conforme o chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Homem, Meirivaldo Maia, a inclusão dos servidores da segurança pública na agenda do “Novembro Azul” integra estratégia da Semsa Manaus para ampliar o alcance das ações, levando ações e serviços de saúde a instituições e locais com grande concentração de homens.

“Neste ano incluímos os policiais militares na nossa programação, e hoje trouxemos equipes de saúde para atender no CPA Norte. Outros trabalhadores também estão incluídos na nossa agenda do ‘Novembro Azul’, inclusive trabalhadores da construção civil e da limpeza pública”, informa.

Meirivaldo assinala que a programação prevê ainda a intensificação da oferta de serviços e ações de educação em saúde, com foco no público masculino, em todas as unidades básicas da rede municipal.

Conscientização

A sensibilização sobre a importância do cuidado em saúde e a oferta de serviços de saúde para os policiais militares subordinados ao CPA Norte foi destacada pelo chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel Bruno Azevedo, que expressou gratidão pela ação em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa.

“É importante esse atendimento e essa conscientização dos policiais sobre o autocuidado, pois eles também precisam dessa atenção. Com essa parceria com a PMAM, a prefeitura está levando saúde para aquele que cuida das pessoas, que atua para servir e proteger a sociedade”, enfatizou o militar.

Presente na ação, o capitão Hytalo Bruno, do CPA Norte, aproveitou para atualizar vacinas e fazer a aferição de pressão arterial e glicemia, para prevenir condições como hipertensão e diabetes. Ele apontou que os homens têm maior resistência em buscar atenção médica e cuidar da saúde, e ressaltou a importância das ações de sensibilização e cuidado para essa população, incluindo os policiais militares.

“Assim como as mulheres, os homens precisam ir ao médico, quebrar aquele tabu, aquela resistência que nós temos, e entender que a saúde é fundamental, tanto a física quanto emocional. Também incentivamos a tropa a se cuidar, em prol da saúde e de melhor atender a sociedade”, afirmou.

Programação

Além do CPA Norte, a programação do “Novembro Azul” da Semsa terá ações de saúde para tropas dos demais comandos de policiamento da área urbana da capital. O próximo a receber a atividade será o CPA Oeste, no dia 16, seguindo com os comandos da zona Sul, no dia 23, e da zona Leste, no dia 30.

As equipes da rede básica de saúde também irão realizar, ao longo de novembro, ações de saúde extramuros em 13 distritos de obras, voltadas a servidores da limpeza pública municipal, e em quatro canteiros de obras, direcionadas a trabalhadores da construção civil.

Faz parte da agenda do mês de conscientização ainda a “Semana Azul”, que vai promover a intensificação da oferta de serviços e ações de promoção da saúde do homem em cinco unidades básicas de cada Distrito de Saúde (Disa), Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural. A mobilização, realizada em diferentes distritos a cada semana, acontece em USFs do Disa Leste até esta sexta-feira, 10/11.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Artur Barbosa / Semsa