Prefeitura mobiliza população com 274 pontos para vacinação contra influenza e multivacinação neste sábado

Por Prefeitura de Manaus

25/11/2023 16h26

Icone audio
Dia D da vacinação #paratodosverem Homem carregando bebê e caderneta de vacinação atualizada em unidade de saúde

Com o objetivo de elevar os índices de cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra síndromes gripais e doenças preveníveis, a Prefeitura de Manaus realizou, neste sábado, 25/11, o “Dia D” da vacinação contra a influenza e da multivacinação. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a mobilização ocorreu das 8h às 16h, com a oferta de imunizantes em 274 pontos de atendimento distribuídos em toda a capital.

Foram intensificadas, no “Dia D”, as ações da Semsa para vacinação contra a influenza (gripe), voltada a pessoas de 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), incluindo aquelas que já receberam o imunizante neste ano, e da multivacinação, que visa a atualização vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. As estratégias iniciaram no dia 13/11 e seguem até 15/12.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, ressaltou que a ação contou com a participação de 1.650 servidores da Semsa, ofertando vacinas em 167 salas da rede básica de saúde, além de postos volantes em escolas, condomínios, supermercados e outros locais de grande circulação. O objetivo, conforme o gestor, é reforçar a proteção da população contra agravos preveníveis pela vacinação.

“Essa ação ajuda a elevar a cobertura vacinal e a evitar o retorno de doenças já controladas. O sarampo, por exemplo, não teve casos registrados neste ano no Brasil, mas é preciso seguir com a cobertura alta para manter essa e outras doenças imunopreveníveis afastadas”, enfatizou o subsecretário, que acompanhou a vacinação na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. José Rayol dos Santos, no bairro Chapada.

O pequeno Tom, de 1 ano e quatro meses, foi uma das crianças que teve a caderneta de vacinação atualizada no “Dia D”. A mãe a auxiliar administrativa Aline Dantas compareceu na USF Dr. José Rayol dos Santos e contou que faz questão de manter as vacinas do filho atualizadas, para mantê-lo sempre com saúde e livre de doenças.

“Venho aqui todos os meses, sempre que ele precisa tomar vacinas, justamente para que ele tenha maior imunidade. A vacina salva, e como eu, que tenho todas as doses contra a Covid-19, meu filho já se vacinou e vai continuar se vacinando enquanto for necessário”, disse.

O desejo de reforçar a proteção e preservar a saúde também foi o que levou Armindo Teles Mathias dos Santos, de 70 anos, a procurar a USF José Rayol para receber a vacina contra a influenza. “Tomo todos os anos, nunca deixei de tomar. E dá certo, porque eu quase não estou gripando, e quando tenho gripe é passageiro, um remedinho simples resolve. Vou tomar sempre, pois o mais importante é a saúde”, declarou.

Neste ano, pela primeira vez, a vacinação contra a influenza ocorre no segundo semestre na região Norte. A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explicou que a mudança no calendário do Ministério da Saúde será mantida daqui para a frente, atendendo a sazonalidade da região, onde o período de chuvas, com maior risco de transmissão da gripe, ocorre nos meses de novembro a abril.

“Por isso, é importante que mesmo as pessoas que já se vacinaram contra a gripe neste ano repitam a dose agora. No ano que vem não haverá vacinação em abril, mas somente em novembro, e quem não se vacinar vai ficar muito tempo sem cobertura contra a doença”, orientou a gerente.

Ainda no “Dia D”, as equipes que atuam nas USFs da Semsa deram continuidade à busca ativa de usuários, a fim de alcançar o maior número de pessoas vacinadas. A diretora da USF José Rayol, Ângela Santos, relatou que a estratégia inclui o levantamento de crianças e adolescentes com vacinas em atraso e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde.

“Além da vacinação em todas as unidades básicas da rede municipal, funcionando até as 16h, tivemos equipes em ação nas ruas, fazendo a busca ativa de idosos acamados e crianças com atraso vacinal. Essas ações estão ocorrendo em todas as zonas da cidade”, informou.

Estratégias

A vacinação contra a influenza iniciou no dia 13/11 e segue até 15/12, com a meta de imunizar pelo menos 90% das pessoas de sete grupos prioritários nesse período. São eles: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos a partir de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas, que somam 567.752 pessoas na capital amazonense.

Outros 11 grupos prioritários não têm meta definida na vacinação, sendo o objetivo da ação alcançar o maior número possível de vacinados dessas populações.  São elas: pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; Forças Armadas; forças de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Ao lado da ação contra a influenza, a Semsa realiza a multivacinação infantil, voltada a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, com a oferta de todos os 17 imunizantes do calendário básico recomendados para essa população.

Na estratégia, que segue também até o dia 15/12, são oferecidas as vacinas: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Hepatite A, Meningocócica ACWY, e dTPa (adolescentes grávidas).

Para receber os imunizantes recomendados, os usuários devem buscar os pontos de atendimento portando documento oficial de identificação, CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS) e cartão de vacina. 

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjB4zHo