Prefeitura discute fluxos do pré-natal ao pós-parto em encontro com servidores do Distrito de Saúde Sul

31/08/2023 17h03

Com o objetivo de aprimorar os fluxos da atenção primária à saúde de gestantes e mães no puerpério, período de até 45 dias após o parto, a Prefeitura de Manaus promoveu a segunda edição deste ano do Fórum de Vinculação das Gestantes do Distrito de Saúde (Disa) Sul, na tarde desta quinta-feira, 31/8. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Fametro – Unidade Cachoeirinha, zona Sul.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Gerda Coelho, assinala que os fóruns de vinculação buscam a aproximação entre os profissionais da saúde das várias áreas que atuam na atenção básica, dentre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e gestores de unidades básicas e maternidades.

“Temos tentado trabalhar nos fóruns a transdisciplinaridade, buscando uma maior integração entre as diferentes categorias profissionais que atendem na Atenção Primária à Saúde, objetivando a qualidade no acompanhamento pré-natal e puerpério na rede municipal”, assinala.

Dentre os temas em pauta no encontro, a técnica da Semsa destacou a importância do registro civil para o exercício da cidadania. “Essa é uma questão que vem sendo bastante trabalhada pela secretaria, que inclusive tem assento no Comitê Municipal para Erradicação do Sub-Registro Civil”, enfatizou Gerda, que integra o referido comitê como conselheira suplente.

Outro tema discutido no evento foi o do diagnóstico da anquiloglossia, também conhecida como “língua presa”, na atenção básica. O cirurgião bucomaxilo do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Norte da Semsa, André Barreiros, falou da experiência do centro no tratamento da anomalia em crianças. No ano passado, a iniciativa foi selecionada pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para o Laboratório de Inovação em Saúde Bucal.

André ressaltou que a anquiloglossia ocorre em muitos neonatos, podendo ser diagnosticada logo após o nascimento. “É importante a atuação da maternidade em enviar esses pacientes aos centros especializados, para que sejam avaliados pelo cirurgião-dentista e sejam tomadas as devidas medidas para tratamento”.

Alinhamento

Participante do fórum, a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) S-45, Laurilene dos Santos Ferreira, explicou que os encontros cumprem um papel importante ao permitir que profissionais da atenção básica e das maternidades coordenem seu trabalho a fim de aprimorar o acompanhamento e a atenção às grávidas.

“Buscamos ordenar nosso serviço conforme o serviço da maternidade, em termos de atendimento, de registros de saúde, para atender essa gestante da melhor forma. Alinhamos nossos fluxos, pontuando e corrigindo o que não dá certo, buscando o melhor para a paciente”, afirma.

A agenda da segunda rodada dos fóruns de vinculação dos Disas da Semsa segue nesta sexta-feira, 1º/9, com o encontro de profissionais e gestores da saúde pública do Distrito Norte, no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) – Unidade Galileia, no bairro Cidade Nova, a partir das 14h.

A programação se encerra com o fórum do Disa Rural, a ser realizado no dia 26/9, nas instalações da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT).

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa