Prefeitura de Manaus realiza fóruns de vinculação de gestantes dos Distritos de Saúde Rural e Sul

04/05/2023 16h46

A Prefeitura de Manaus realizou os Fóruns de Vinculação de Gestantes dos Distritos de Saúde (Disa) Rural e Sul, nesta quinta-feira, 4/5, respectivamente pela manhã e à tarde. Os encontros, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), reunindo 150 profissionais e gestores envolvidos na assistência à saúde de puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e gestantes, foram os últimos da programação prevista para o primeiro semestre.

A proposta dos Fóruns de Vinculação, conforme a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Marques de Freitas, é discutir pautas relevantes relacionadas à saúde da mulher no ciclo gestação e pós-parto, a fim de afastar possíveis entraves e assegurar às um atendimento voltado as suas necessidades individuais, bem como o seu acompanhamento continuado pelos profissionais da atenção primária em saúde (APS).

“Além das discussões, são realizadas pactuações visando eliminar eventuais barreiras de acesso, garantir serviços e assegurar a longitudinalidade e a horizontalidade do cuidado, bem como qualificar a assistência em todo o ciclo gravídico-puerperal”, explica Lúcia.

Lúcia Freitas aponta que o Fórum de Vinculação do Disa Sul, realizado nas instalações da Universidade Paulista (Unip), no bairro Parque 10, foi o primeiro promovido pelo distrito neste ano, tendo a presença de trabalhadores da atenção básica de saúde ao lado de servidores de maternidades públicas da área, caso da Maternidade Balbina Mestrinho e do Instituto da Mulher Dona Lindu.

“Participam médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, diretores de unidades de saúde, profissionais da maternidade da gestão e da assistência, ou seja, todos aqueles que participam ou de alguma forma atendem a gestante desde o pré-natal, passando pelo parto e nascimento”, informa.

A diretora do Disa Sul, Jucinara Rodrigues, destacou que o Fórum de Vinculação do Distrito contribui para reforçar o vínculo de profissionais da APS e da rede materno-infantil com as pacientes, visando o bem-estar de gestantes, mães e bebês.

“O fórum fortalece o vínculo do profissional com a mulher, fortalece o vínculo da mãe com a maternidade, que ela tem direito de visitar antes do parto, conhecendo o ambiente antes do momento sublime de ser mãe. Esse fórum fecha fortalecendo políticas públicas de saúde em que esteja presente o binômio mãe-filho”, avalia.

Na mesma linha, a enfermeira Thayana Cardoso, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Japiim, no bairro homônimo da zona Sul, considera que as discussões e a troca de experiências entre profissionais ajudam a fortificar a ligação entre profissionais de saúde e as mulheres atendidas nas fases do pré-natal ao nascimento.

“É importante para nós saber quem é nosso público, quem são essas mulheres de quem cuidamos na atenção básica, e para que elas se sintam acolhidas. Esses eventos nos ajudam a trocar ideias, a entender melhor nosso público, e isso vai contribuir, lá na ponta, para que nosso trabalho seja melhorado”, aponta.

Conforme Lúcia Freitas, os Fóruns de Vinculação de Gestantes são organizados pelos Disas da Semsa, a cada quatro meses, a fim de debater pautas e questões atinentes aos cenários e populações abrangidos pelos diferentes distritos.

“Cada Distrito de Saúde deve realizar três fóruns ao ano, uma vez que cada região possui suas especificidades, de acordo com as características sociodemográficas e sanitárias do seu respectivo território”, conclui.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Guilherme Silva / Semsa