Prefeitura de Manaus realiza ação de saúde na rodoviária para pessoas em situação de rua

24/05/2023 11h34

A Prefeitura de Manaus realizou um levantamento no terminal rodoviário, bairro Flores, zona Centro-Sul, na noite desta terça-feira, 23/5, com intuito de identificar o perfil e as condições de saúde da população em situação de rua, que vive na região. A atividade, que busca fortalecer a atenção integral a esse público, também levantou dados sobre a situação sociofamiliar das pessoas que se concentram no local.

A ação interinstitucional contou com a participação de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) e de agências internacionais que atuam no contexto de migração e refúgio.

“Estamos referenciando esses usuários às unidades básicas mais próximas, para que eles tenham acesso a outros serviços de saúde, e deem continuidade no cuidado à saúde”, informou a chefe da Divisão de Promoção à Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Ana Mádria Fonseca.

De acordo com Ana Mádria, a identificação do perfil do público em situação de rua (crianças, jovens, mulheres, idosos e outros) possibilitará a definição de um novo plano de cuidado e atenção integral. “Esse trabalho já é desenvolvido na rotina da Semsa, por meio das equipes do programa Consultório da Rua, que estão aqui hoje para intensificar essas ações”, acrescentou.

A subsecretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola, explicou que o fluxo migratório para Manaus tem contribuído com o aumento no número de pessoas vivendo na área. Durante a ação, foram identificados venezuelanos, um colombiano, um ucraniano, além de pessoas idosas com sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com o problema do “pé diabético”, e outros agravos de saúde.

“Dentro da política de assistência, estamos ofertando serviços sociais, como albergue e abrigo, emissão de documentação e atendimentos do CadÚnico para inserção nos programas sociais”, disse Graça Prola.

Para a população que vive em situação de rua no entorno da rodoviária de Manaus, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência são UBS Mansour Bulbol, no bairro Alvorada, a UBS José Rayol dos Santos, bairro Flores, e a UBS Theomário Pinto, no bairro da União, todas na zona Centro-Sul.

Texto – Divulgação / Semsa
Fotos – Graziela Praia / Semsa