Prefeitura de Manaus irá promover ações para intensificar o combate à hipertensão arterial

24/04/2023 15h14

A Prefeitura de Manaus está preparando uma série de ações em celebração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril. O intuito das atividades, coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é intensificar a oferta de serviços de prevenção e reforçar ações de educação em saúde sobre o assunto.

A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lilian Paula Zacarias, informa que na próxima quarta-feira, 26/4, das 9h às 12h, a abertura das atividades será realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) José Figlioulo, rua Rios Arinos, s/nº, conjunto Residencial Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona Norte.

“O objetivo desta data é alertar a população para a importância de se prevenir contra a doença, e manter o acompanhamento nas UBSs para evitar o agravamento dos casos. No Brasil, é estimado que cerca de 13 milhões de pessoas convivam com a hipertensão arterial, o que representa 6,9% da população nacional. Em Manaus, há 315.063 usuários com hipertensão cadastrados nos sistemas de saúde”, explica Lilian.

Além da abertura, cada Distrito de Saúde (Disa) da capital realizará um “Dia D” de ações voltadas aos hipertensos e diabéticos, no período das 9h às 12h. No próximo sábado, 29/4, será na escola municipal Maria das Graças Vasconcelos, no bairro Alvorada, zona Oeste, e também na USF Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

No dia 6/5, a intensificação será promovida na USF Amazonas Palhano, no bairro São José, zona Leste; no dia 13/5, será na USF José Rayol dos Santos, no bairro Chapada, zona Centro-Sul; no dia 17/5, será na USF São Pedro, no quilômetro 35 da AM-010, na zona Rural; e no dia 20/5, será na USF Deodato de Miranda Leão, bairro Glória, zona Oeste.

“Dentre as atividades a serem realizadas, serão disponibilizadas consultas médicas e de enfermagem, avaliação neuromotora e estratificação de risco. Além disso, nossos profissionais irão prestar orientações sobre alimentação saudável, hipertensão e diabetes, rodas de conversa e exercícios físicos de autocuidado em grupo”, disse Lilian.

As ações, que buscam facilitar e ampliar o acesso dos hipertensos e diabéticos às ações e aos serviços de assistência integral do Sistema Único de Saúde (SUS), são promovidas pelo Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes da Semsa, em parceria com a Fundação Manaus Esporte e o Instituto Musical Vila da Barra.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa