Prefeitura de Manaus encerra a 2ª turma do projeto de extensão em cuidados farmacêuticos

26/01/2023 15h31

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta quarta-feira, 25/1, a 2ª turma do projeto de extensão em cuidados farmacêuticos, ofertada a profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A programação, iniciada na última segunda-feira, 23, foi realizada no auditório Doutor Deodato de Miranda Leão, na sede da secretaria, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.

A capacitação é promovida pela Gerência de Assistência Farmacêutica e Escola de Saúde Pública (Esap) de Manaus, com o intuito de qualificar o cuidado farmacêutico disponibilizado à população por meio da Atenção Primária. Participaram do curso 25 profissionais de todos os Distritos de Saúde (Disas) da cidade.

“É um encontro para alinhamento de informações, principalmente para os novos farmacêuticos da secretaria, convocados a partir do último concurso público, e para os farmacêuticos extensionistas da Esap. Então a proposta é realizar alinhamento de fluxo de trabalho nas unidades da rede municipal, abordando alguns casos recorrentes nas unidades”, afirmou a gerente de Assistência Farmacêutica da Semsa, em exercício, Mie Muroya Guimarães.

Durante a programação, entre outras atividades, foram apresentados os programas estratégicos da área, além do fluxo e procedimentos para acesso ao tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hanseníase e tuberculose. O farmacêutico Alan Castro, que atua no Disa Leste, aproveitou a oportunidade para adquirir mais conhecimentos sobre a área na qual foi aprovado no último concurso da secretaria.

“Têm novos servidores entrando na secretaria, então qualquer treinamento que for disponibilizado para o servidor é muito importante e nos auxilia muito nesse processo de integração. Além disso, também se faz necessária a reciclagem dos profissionais que já atuam aqui há mais tempo, e é isso que estamos recebendo aqui, com temas atuais e diretamente relacionados com a realidade da cidade de Manaus”, relatou.

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Henrique Silva / Semsa