Prefeitura de Manaus debate saúde digital e apresenta experiências em evento internacional

02/10/2023 16h27

Três experiências exitosas no campo da saúde digital estão sendo apresentadas pela Prefeitura de Manaus no 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS, aberto nesta segunda-feira, 2/10, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, representa o município no evento, que é promovido pelo Ministério da Saúde e conta com mais de 4 mil inscritos, incluindo gestores, profissionais e pesquisadores da área.

“O município tem investido recursos e pesquisas para desenvolver e aprimorar ferramentas digitais que qualifiquem a gestão e a assistência aos usuários do sistema público de saúde e esta é mais uma oportunidade de apresentar nossas experiências e conhecer o que outros estados e municípios vêm realizando neste campo”, destaca Shádia Fraxe.

Além da secretária, participam do evento os subsecretários de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagib Salem.

Os trabalhos selecionados para o simpósio estão relacionados ao monitoramento da tuberculose, ao monitoramento dos indicadores do programa Previne Brasil e aos cadastros de usuários no sistema e-SUS PEC. Os três, produzidos no âmbito da Diretoria de Inteligência de Dados (DID) da Semsa, com a contribuição das demais áreas técnicas, foram selecionados para a mostra de experiências exitosas, que ocorre por meio de painel eletrônico e vídeo.

Mostra

O trabalho “iTB: Aplicação WEB para Automatização dos Instrumentos de Monitoramento da Tuberculose” apresenta o software iTB, que centraliza a visualização de informações epidemiológicas a partir de seis módulos – fichas de tuberculose, fichas registradas, monitoramento, relatório de caso, alertas e estatísticas.

O sistema, explicam os autores Elson Pessoa Vasques, Jacó Miranda dos Santos, Adriane Farias Valentin, Eliane Campos Nogueira, Maisa Elaine Arruda Fernandes, Samantha Martins Alves, Bruno Barros de Oliveira e Gleina Oliveira de Assis, está atualmente em 53 unidades de saúde da rede municipal de saúde e seu uso possibilita uma análise mais precisa das informações disponíveis e tomada mais assertiva de decisões.

Além disso, a ferramenta otimiza o acompanhamento de casos de tuberculose, por meio da semiautomatização do preenchimento de fichas, por meio do módulo “Contato”, que conta uma base de dados de 880 usuários registrados, possibilitando a busca ativa em tempo oportuno, atestam os autores

Outra experiência exitosa apresentada no Simpósio é o “Painel de Monitoramento dos Indicadores do Programa Previne Brasil”, que, de acordo com os autores Éricle Costa Luna, Eliane Nogueira Campos, e Odete dos Santos Amaral, tem contribuído para a disseminação de informações e auxiliando as equipes de saúde na identificação dos usuários que atendem ou não os critérios estabelecidos pelos indicadores definidos pelo Ministério da Saúde.

O painel faz parte das estratégias da Secretaria para alcançar os melhores resultados nos indicadores do Previne Brasil, que tem garantido a Manaus o primeiro lugar entre as capitais no ranking dos últimos cinco quadrimestres. Conforme os dados apresentados no trabalho, a nota (Índice Sintético Final – ISF) nos indicadores da Atenção Básica utilizados para monitorar a qualidade da prestação de serviços pela rede municipal de Manaus saltou de 5,43 na avaliação dos últimos quatro meses de 2020 para 8,52 no segundo quadrimestre de 2023.

A unificação das duplicidades de cadastro de usuários no sistema e-SUS PEC foi o terceiro trabalho apresentado no evento. De autoria das servidoras Otávia Nascimento de Souza, Eliane Nogueira Campos e Odete dos Santos Amaral, o relato mostra que, por meio de busca na base local de cadastros do e-SUS, utilizando-se as variáveis  ‘número do CNS’, ‘número do CPF’, ‘nome do cidadão’, ‘data do nascimento’ e ‘nome da mãe’, foi possível identificar 77.881 cadastros individuais com possibilidade de duplicidade, dos quais mais de 17 mil foram analisados e 14,2 mil foram unificados por Sistema, além de 2.976 unificados durante o atendimento.

As autoras destacam que a precisão dos dados é fundamental para uma assistência eficaz e segura do paciente, permitindo o diagnóstico e a tomada de decisão clínica mais precisos a partir de um prontuário com histórico clínico confiável.

Eixos

O 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS segue até esta terça-feira, 3/10, com o total de seis painéis de debate que abordam a transformação digital na saúde; experiência integradas em telessaúde; ciência de dados e inteligência artificial aplicadas a emergências sanitárias; sistemas de informação em saúde e o modelo de arquitetura de interoperabilidade da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS); saúde digital, inovação e o complexo industrial da saúde; proteção de dados pessoais na saúde e a regulamentação da inteligência artificial e seus reflexos na saúde digital.

A realização do evento tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, da Organização Panamericana da Saúde (Opas/OMS), dos conselhos nacionais de secretários de saúde estaduais (Conass) e municipais (Conasems) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa