Prefeitura de Manaus conclui curso de Atualização em Pré-Natal com formação de 200 médicos e enfermeiros

19/05/2023 16h21

A Prefeitura de Manaus concluiu nesta sexta-feira, 19/5, a agenda de formações do curso de Atualização em Pré-Natal voltado para médicos e enfermeiros da rede municipal. O treinamento da última turma da ação de educação em saúde, reunindo profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Rural, aconteceu em período integral no Complexo do Distrito de Saúde Oeste, no bairro da Paz, zona Oeste.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o curso de atualização teve início em abril e alcançou 200 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos cinco Distritos de Saúde – Rural, Norte, Leste, Oeste e Sul. A formação abrangeu protocolos e orientações trazidos pela nova edição do Manual de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde, lançado em 2022, além de temáticas e práticas voltadas ao acompanhamento e manejo de gestantes e puérperas.

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, enfermeira Gerda Coelho, destaca que a Semsa vem reforçando as ações de educação em saúde, e informa que a atualização dos profissionais da atenção básica visa aprimorar a assistência ao pré-natal, parto e puerpério na rede municipal de saúde, dessa forma contribuindo para a prevenção de óbito materno, fetal e neonatal na capital.

“Em breve estaremos abrindo novas turmas, pois a Semsa Manaus valoriza muito a educação permanente em saúde. Estamos sempre atualizando nossos profissionais, a fim de qualificar cada vez mais a assistência a gestantes, puérperas e seus bebês em Manaus”, afirma.

A gerente de Atenção à Saúde do Disa Rural, Janiete Barbosa, enfatiza que a assistência no pré-natal tem papel essencial na atenção básica à saúde, e acrescenta que as ações de educação são importantes para dar aos profissionais que atuam nesse segmento o acesso a novas ferramentas e estratégias de trabalho.

“A mulher que realiza um bom pré-natal, que faz um bom acompanhamento e uso de imunizantes, consegue ter uma gestação saudável e ter crianças saudáveis, que serão nossos futuros adultos. Todo esse conhecimento a mais será extremamente relevante dentro do nosso pré-natal”, avalia.

O conteúdo programático do curso de Atualização em Pré-Natal da Semsa incluiu os temas “Fluxos do pré-natal”, “Estratificação de risco”, “Interpretação de exames do pré-natal”, “Manejo das intercorrências e complicações na gestação: SHEG (Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação), DMG (Diabetes Mellitus Gestacional) e ITU (Infecções do Trato Urinário)”, “Sífilis na gestação” e “Exame físico”.

Uma das participantes do curso, a enfermeira do Disa Rural, Viviane Santana, ressaltou a importância dessa e de outras atividades de educação em saúde não apenas para os profissionais do Distrito, como também para a população assistida por eles nas comunidades.

“Nós trabalhamos numa área de população um pouco mais vulnerável, por isso é sempre bom dar o melhor tipo de assistência para essas gestantes e puérperas. É sempre importante nós, como profissionais, estarmos aptos para fazer o melhor para orientar nossos usuários”, diz.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Grazi Praia / Semsa