Prefeitura de Manaus capacita profissionais de saúde do sistema prisional sobre manejo clínico das ISTs

28/08/2023 17h35

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo a capacitação de 60 profissionais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) sobre o Manejo Clínico de Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O grupo de profissionais, formado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foi dividido em quatro turmas.

A programação iniciou no dia 21/8 e segue até dia 1º/9, abordando temas como: Cenário Epidemiológico das ISTs em Manaus; a Testagem Rápida, fluxo e critérios de notificação de casos; Sífilis Adquirida; Sífilis na Gestação; Prevenção Combinada; Manejo e abordagem ao HIV e Hepatites Virais; e Manejo e abordagem de outras ISTs.

A técnica do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Ylara Enmilly Siqueira Costa, informa que os profissionais que estão sendo capacitados atuam em seis unidades prisionais no município de Manaus, atendendo a população privada de liberdade.

“A capacitação surgiu de uma demanda da SEAP para atualizar os profissionais sobre o manejo das ISTs. No processo de trabalho e no manejo clínico, ocorrem algumas mudanças, mesmo pequenas. Então, é importante repassar essas mudanças para os profissionais, atualizando as informações sobre o manejo e, assim, melhorar a assistência aos internos”, explicou Ylara Costa.

Durante o início de uma nova etapa da capacitação realizada na tarde desta segunda-feira, 28/8, no Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, zona Oeste, a responsável técnica pelas ações de controle das ISTs no Distrito de Saúde (Disa) Norte, enfermeira Stela Batista, reforçou que a capacitação também é uma oportunidade de alinhar os fluxos de atendimento e de notificação dos casos de ISTs.

“O Disa Norte tem cinco unidades prisionais no seu território de atuação na zona Norte de Manaus. Nós disponibilizamos, por exemplo, os testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C para todas essas unidades prisionais. Já existem fluxos diferenciados no manejo clínico das ISTs, mas a capacitação vai ajudar na atualização desses fluxos para alinhar e qualificar o atendimento para que seja possível tratar o paciente da maneira mais eficaz e rápida”, afirmou Stela Batista.

Para o enfermeiro Antônio Ribeiro, que trabalha no Instituto Prisional Antônio Trindade, a capacitação é uma oportunidade para reciclar o conhecimento no manejo clínico das ISTs. “As atualizações sobre o manejo ocorrem e todas elas agregam mais valor para melhorar a assistência aos internos, atendendo os requisitos de qualidade exigidos para um serviço adequado”, destacou o enfermeiro.

Em 2023, Manaus registrou 2.862 casos de sífilis, incluindo 988 casos de sífilis em gestantes, 864 casos de HIV, 262 casos de Aids, 103 casos de Hepatite B e 71 casos de Hepatite C.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa