Prefeitura de Manaus capacita agentes comunitários com apoio da Fiocruz Amazônia e agência internacional

31/01/2023 18h13

Os novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Prefeitura de Manaus, convocados a partir do último concurso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), receberam mais uma capacitação, desta vez, ofertada em parceria com a Fiocruz Amazônia e Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (Usaid). As atividades foram iniciadas na última sexta-feira, 27/1, nos auditórios dos Distritos de Saúde (Disa) da secretaria, e concluídas nesta terça-feira, 31.

Os profissionais estão sendo treinados por meio do projeto “Ciência, Saúde e Solidariedade no Enfrentamento à Covid-19”, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, juntamente com a Usaid e a ONG Palladium International/NPI Expandi. O curso “Agravos imunopreveníveis de interesse em Saúde Pública na Amazônia” contempla ACSs e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) de 21 municípios dos estados do Amazonas e Rondônia.

“A capacitação dos ACSs é extremamente importante para a qualificação do serviço, e é sempre bem-vinda quando disponibilizada por parceiros. Logo após a convocação, os novos agentes de saúde receberam a primeira capacitação da Semsa, e a medida em que eles são treinados e atualizados, nós percebemos o resultado no trabalho desenvolvido por eles, que é o acompanhamento em saúde das famílias e das comunidades”, destacou a gerente em exercício de Gestão da Atenção Primária da Semsa, Vitória Marinheiro.

A iniciativa beneficiou 100 novos ACSs de todos os Distritos de Saúde do município de Manaus, com aulas presenciais nos três dias, e carga horária de 32 horas. Os profissionais foram treinados para a coleta de teste rápido de antígeno para diagnóstico de Covid-19, medição da oximetria e interpretação/monitoramento do calendário vacinal.

Além de teoria e prática, os agentes receberam equipamentos de proteção individual, material informativo para consulta e aparelhos de oximetria, que mede a saturação de oxigênio e a frequência cardíaca, disponibilizados pela Fiocruz Amazônia.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa