Prefeitura abre a vacinação contra influenza para toda a população a partir desta quinta, 18/5

17/05/2023 15h39

Uma nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será iniciada pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira, 18/5, com a liberação da vacina para toda a população a partir de 6 meses de idade. Para receber a dose, os usuários devem buscar uma das 171 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cujos endereços e horários de funcionamento estão listados no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, informa que a ampliação da campanha para o público em geral foi recomendada pelo Ministério da Saúde, com o intuito de aumentar a cobertura vacinal contra a doença. A campanha foi iniciada pela Semsa no dia 27/3, e desde então, vinha atendendo 17 grupos prioritários.

“Iniciamos a campanha com o foco voltado para os públicos mais vulneráveis, incluindo crianças, gestantes e idosos, que têm um risco maior de desenvolver as formas graves da influenza, mas infelizmente a procura está baixa”, informa Shádia, destacando que todas as salas de vacina da rede municipal estão abastecidas com o imunizante.

A secretária pede que a população busque a proteção com a vacina, que é segura, eficaz e distribuída gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela assegura que a prefeitura está somando esforços para garantir e facilitar o acesso da população à vacina contra a influenza, inclusive oferecendo horários alternativos para quem não possui disponibilidade nos horários e dias úteis.

“Temos nove unidades cujas salas de vacina ficam abertas até as 20h, e que também abrem aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, a clínica da família Carmem Nicolau, na zona Norte, funciona até domingos e feriados, das 8h às 18h”, explica Shádia Fraxe.

Para receber a vacina, os usuários devem apresentar documento de identidade com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) para receber o imunizante. Também é importante levar o cartão de vacina, mas caso tenha perdido ou não disponha do documento, pode buscar a unidade mesmo assim e solicitar um novo.

A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizantes do calendário básico. Ou seja, as pessoas podem aproveitar a passagem pela unidade de saúde para receber outras vacinas que estejam pendentes no cartão de vacina, principalmente crianças e usuários com esquema vacinal contra a Covid-19 incompleto.

Alcance

A meta do Ministério da Saúde é que os municípios alcancem 90% de cobertura vacinal contra a influenza, considerando a imunização de sete grupos prioritários. Até esta quarta-feira, 17, Manaus alcançou 51,09% de cobertura, com 290.052 doses aplicadas em crianças de 6 meses até 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Também foram contabilizadas, até esta quarta, a aplicação de 31,5 mil doses em integrantes de outros dez grupos contemplados na campanha, incluindo caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, entre outros.

Texto – Victor Cruz / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa