Parceria entre Prefeitura de Manaus e Senac leva cursos profissionalizantes para 10 comunidades ribeirinhas

19/04/2023 16h45

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira, 19/4, uma reunião com representantes de 10 lideranças comunitárias, para o alinhamento do termo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM). Com o acordo, vão ser oferecidos, aos pais e responsáveis de alunos da rede de ensino, cursos nas seguintes áreas:  gastronomia, beleza, saúde, atendimento, turismo e marketing.

O encontro foi realizado na escola municipal José Sobreira do Nascimento, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, Tarumãzinho, zona ribeirinha. A previsão é de que o termo seja concretizado ainda no 1º semestre deste ano. Essa ação é promovida pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) e Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural da Semed.

A assessora pedagógica do Nupi, Amanda Melo, destacou a preocupação da prefeitura em atender às famílias dos alunos de áreas distantes da capital.

“É muito importante essa parceria que estamos formalizando com o Senac para levar cursos de capacitação profissional a esses locais, pois os moradores não vão precisar se deslocar para Manaus. Essa é uma tratativa importante, na qual o estudo, a capacitação e os cursos com a certificação do Senac vão chegar na zona rural”, ressaltou.

Os cursos profissionalizantes, promovidos pelo Senac, têm duração de 15 até 160 horas, e na oportunidade será disponibilizada a balsa-escola, do programa “Senac Móvel”. De acordo com a gestora da unidade do Centro, Daniele Lima, é fundamental construir parcerias com instituições que desejam levar educação profissional de qualidade às comunidades ribeirinhas.

“Nós ouvimos as lideranças para entender o que os moradores necessitam, para entregarmos um trabalho muito mais real, humano e profissional. Nesse primeiro momento, nós viemos ouvir as necessidades. Agora, a segunda etapa vai ser em cima dessas necessidades de checar quais cursos se encaixam para o desenvolvimento do trabalho com os comunitários. O Senac Amazonas se sente honrado em fazer parte dessa grande iniciativa”, comentou.

Com o sentimento de felicidade e valorização, a presidente da comunidade Agrovila, no Tarumã Mirim, Alice Pimentel Cordeiro, saiu da reunião convicta de que vai levar boas notícias para as 208 famílias do local.

“Isso é maravilhoso de estar participando desse momento. É a primeira vez na história da comunidade, porque antes éramos muito esquecidos, mas agora não somos mais. Só de saber que muitas pessoas vão passar por um curso completo, creio que vai sair todo mundo para trabalhar e ser beneficiado com isso. Fizeram uma lista e entregaram para nós presidentes de comunidades escolher o que queremos. Isso é ótimo e é uma história que vamos viver a partir de agora”, comemorou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed