Moradoras do Gilberto Mestrinho e Lírio do Vale terão atendimento nas unidades móveis da prefeitura

07/12/2023 17h00

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vão ofertar atendimento em novos endereços nas zonas Leste e Oeste, a partir da segunda-feira, 11/12. A estrutura que atende a zona Norte seguirá na atual localização, na rua Perimetral Norte, ao lado da igreja católica Comunidade Bom Pastor, no bairro Novo Aleixo, até o dia 15/12.

O serviço móvel da Semsa dispõe de três unidades que atendem exclusivamente o público feminino, com ênfase no acompanhamento pré-natal e nas ações de prevenção e rastreio do câncer de mama e do colo uterino. As estruturas atendem as zonas Norte, Leste e Oeste, funcionando em cada local por 15 dias, em média, sempre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, assinala que a oferta do serviço voltado ao público feminino considera as condições sociais específicas dessa população, além de oportunizar atenção aos agravos que mais acometem as mulheres.

“Elas cuidam da casa e das crianças, muitas ainda acumulam o trabalho fora. Buscamos proporcionar a essas mulheres um acesso mais fácil a consultas e exames, em especial de rastreio dos cânceres do colo do útero e da mama, que têm mais chances de cura se identificados cedo”, enfatiza a gestora.

Conforme Shádia, desde a inauguração, no final de julho, até o fim de novembro, as três unidades móveis somaram mais de 42,5 mil procedimentos realizados para moradoras de bairros e comunidades abrangidos pelo serviço. Nessa totalidade, se incluem mamografias, consultas médicas e de pré-natal, coletas do preventivo do câncer do colo do útero, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.

Também no período, acrescenta a secretária, mais de 2,1 mil receitas médicas foram recebidas e tiveram medicamentos dispensados nas farmácias das unidades, de forma gratuita.

Novos endereços

Na zona Leste, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher começa a atender, na segunda-feira, 11/12, as moradoras do bairro Gilberto Mestrinho e proximidades, com base no estacionamento da Escola do Futuro, da Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (Adcam), na rua Leonora Armstrong, 321. A previsão de permanência do serviço no local é até o dia 22/12.

Já a estrutura móvel que atende as usuárias da zona Oeste será realocada no bairro Lírio do Vale, passando a funcionar no terminal de ônibus do conjunto Augusto Montenegro, na avenida Marginal 1, a partir da segunda-feira, 11/12. A unidade tem previsão de permanecer no endereço também até o dia 22/12.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa