Maternidade da prefeitura capacita profissionais em protocolos de controle de infecção hospitalar

06/12/2023 16h01

Ciclo de capacitações #paratodosverem – Servidora municipal em sala palestrando para profissionais de saúde

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (CCIH-MMT), da Prefeitura de Manaus, encerrou, nesta quarta-feira, 6/12, um ciclo de capacitações sobre quatro protocolos de controle de infecção hospitalar: Prevenção de Infecção do Trato Urinário, Higiene das Mãos, Infecção da Corrente Sanguínea e Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.

As capacitações tiveram como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, internos e residentes.

Segundo a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT, os protocolos assistenciais têm como objetivo alinhar os processos de trabalho dos profissionais da unidade, destacando a necessidade de seguir os protocolos indicados para minimização dos riscos e de possíveis infecções nos pacientes.

“Desde os processos mais simples, como a higienização das mãos, até os mais complexos, como a intubação, por exemplo, devem ser executados seguindo fielmente os protocolos para evitar qualquer risco de contaminação. Nossa prioridade sempre será a segurança de nossos usuários e os nossos protocolos assistenciais garantem essa segurança”, concluiu Núbia Cruz.

Facilitadora de uma das capacitações, a enfermeira da CCIH, Kalyria Kyrk, reforçou que a orientação e sensibilização de toda equipe é fundamental, para que os procedimentos se tornem cada vez mais eficientes e seguros.

“Precisamos identificar nossos pontos de fragilidade e as oportunidades de melhoria em cada processo específico, para que, dessa forma, consigamos atingir a excelência no controle das taxas de infecções hospitalares”, destacou a enfermeira.

Texto – Marcella Normando/MMT / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa