Manaus tem quase 500 mil pessoas aptas a receber vacina bivalente contra Covid-19, informa prefeitura

11/05/2023 16h31

A Prefeitura de Manaus aponta que, na capital, 477.476 pessoas com 18 anos ou mais estão aptas a receber a vacina bivalente, que protege contra formas graves da Covid-19 e está disponível para todos os adultos que receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes no esquema primário ou reforço, a mais recente delas há pelo menos quatro meses. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela campanha, oferta o imunizante em 75 pontos de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatiza a importância da população manter as medidas preventivas Covid-19, entre elas a atualização do esquema vacinal contra a doença, mesmo após a declaração do fim da emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Apesar da queda nos números da Covid-19 em todo o mundo, a pandemia permanece e a doença segue podendo causar internações e mortes. Portanto, a população não pode deixar de lado as ações de enfrentamento, incluindo a vacinação. Quem toma a bivalente tem maior proteção contra o vírus original e as subvariantes Ômicron, e um risco menor de desenvolver complicações”, ressalta.

Além das pessoas de 18 anos ou mais, podem receber a vacina bivalente os adolescentes a partir de 12 anos que fazem parte de um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. São eles: pacientes imunocomprometidos, pessoas com comorbidades; indígenas e quilombolas; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber o imunizante, seja ele da vacina bivalente ou de 1ª ou 2ª dose de vacinas monovalentes do esquema primário, o usuário deve procurar qualquer um dos 75 pontos de vacinação mantidos pela Prefeitura de Manaus e apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.

Crianças e adolescentes

Adolescentes a partir de 12 anos que não integram os grupos prioritários para a vacina bivalente podem receber a 1ª ou 2ª doses, ou dose de reforço, de vacinas monovalentes contra a Covid-19, conforme as normas definidas pelo Ministério da Saúde para cada público, em um dos 75 pontos de vacinação da Semsa.

Os bebês a partir de 6 meses até as crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas, dentre as quais 14 voltadas à imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 destinadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos.

Os pontos de vacinação da rede municipal funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que nove deles têm atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, para facilitar o acesso à imunização para quem não tem disponibilidade no horário comercial. Os usuários podem ainda buscar uma das nove salas de vacina que atendem aos sábados, das 8h às 12h.

Multivacinação

A imunização contra a Covid-19 será ofertada também durante a campanha de multivacinação da Prefeitura de Manaus, voltada para o público de zero a 14 anos. A mobilização, que busca ampliar a proteção de crianças e adolescentes da capital amazonense contra doenças imunopreveníveis, tem início no sábado, 13/5, e segue até o dia 25/5, tendo o dia 20 de maio como o “Dia D de Mobilização”, conforme orientação do Governo do Amazonas, que coordena a campanha em todo o Estado.

A secretária Shádia Fraxe assinala que todos os imunizantes indicados para a faixa etária de zero a 14 anos serão ofertados nas 171 salas de vacina da Semsa, bem como, vacinas contra a Covid-19 e contra a influenza, esta indicada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e professores.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa