Prefeitura realiza ‘Dia D’ do Março Lilás em unidades de saúde da zona Norte neste sábado

Por Prefeitura de Manaus

14/03/2024 11h06

Icone audio

Dando continuidade às ações de conscientização da população para a prevenção do câncer do colo do útero, a Prefeitura de Manaus realiza o ‘Dia D’ do Março Lilás em quatro unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), coordenadas pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte. A programação, que inclui ações de educação em saúde e o reforço da oferta de serviços de prevenção e rastreio, acontecerá no sábado, 16/3, no horário das 8h às 12h.

Participam da mobilização a clínica da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul; a Unidade de Saúde da Família (USF) Major PM Sálvio Belota, no Santa Etelvina, e a USF Áugias Gadelha, no Cidade Nova.

Durante o “Dia D”, as equipes das unidades de saúde vão sensibilizar os usuários para a prevenção e rastreio do câncer do colo uterino, por meio de orientações e palestras, e reforçar a oferta da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e do exame citopatológico, ou preventivo, recomendado para todas as mulheres que iniciaram a vida sexual, com prioridade para a faixa etária de 25 a 64 anos.

“Com o ‘Dia D’, a Semsa busca chamar atenção da população para o câncer uterino, que é o tumor maligno mais incidente entre mulheres na região Norte. Ao mesmo tempo, visa estimular a adesão dessas mulheres aos serviços de prevenção e diagnóstico precoce disponíveis na rede básica”, afirma a enfermeira Lúcia Freitas, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da secretaria.

Entre outros serviços, as ações do “Dia D” incluem ainda distribuição de preservativos, oferta de consultas médicas e de enfermagem para exame da mama, requisição de mamografias e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Mobilização

A primeira edição do “Dia D” do Março Lilás ocorreu no dia 9 de março, em unidades do Distrito de Saúde (Disa) Leste da Semsa. A programação ocorreu nas USFs Alfredo Campos e José Amazonas Palhano, além da Unidade Móvel de Saúde da Mulher que serve a zona Leste.

A agenda do “Dia D” se encerra no dia 23 de março, alcançando unidades de saúde dos Disas Oeste e Sul da Semsa. São elas: a USF Leonor de Freitas, no bairro Compensa, e a USF Deodato de Miranda Leão, no Glória, ambas coordenadas pelo Disa Oeste; e a USF José Rayol dos Santos, no bairro Flores, coordenada pelo Disa Sul.

Também participará da programação do dia 23 a Unidade Móvel de Saúde da Mulher coordenada pelo Disa Norte, que, excepcionalmente, será posicionada no estacionamento da USF Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras.

Programação

Desde o dia 1º/3, a Semsa vem intensificando a oferta dos serviços de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo uterino em todas as unidades da rede municipal, além da busca ativa de usuárias em falta no acompanhamento de saúde ou elegíveis para rastreio. Nas salas de espera, recepções e consultórios, as equipes de saúde vêm promovendo palestras e rodas de conversa com os usuários, entre outras ações de sensibilização e educação em saúde, com foco na temática do “Março Lilás”.

A programação inclui também ações de conscientização fora das unidades de saúde. Na manhã desta quinta-feira, 14/3, equipes do Disa Sul da Semsa promoveram panfletagem na bola do Eldorado, em parceria com graduandos de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Já no dia 20, profissionais dos Disas Norte e Leste farão um “apitaço” na feira do Produtor, na zona Norte, em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade do Estado do Amazonas (Laism/UEA).

A pauta do “Março Lilás” também vai integrar as reuniões distritais dos Conselhos de Saúde, com a participação de equipes da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher. Os encontros serão realizados ao longo da próxima semana, nos dias 18 (Disa Oeste), 20 (Leste), 22 (Sul) e 22/3 (Norte).

Confira as unidades de saúde do “Dia D” do Março Lilás na zona Norte, no sábado, 16/3:

∙ USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, conjunto Ribeiro Junior, bairro Cidade Nova

∙ USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), 786, bairro Santa Etelvina

∙ Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Teresa D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul

— — —

Texto – Jony Clay Borges/SemsaFotos – Divulgação/Semsa