Conselho municipal de Saúde e Semsa promovem a 17ª Semana do Controle Social

07/11/2023 22h15

A programação da 17ª Semana do Controle Social de Manaus será iniciada nesta quarta-feira, 8/11, no auditório do Centro Cultural Aníbal Beça (Cetam Leste), no bairro Novo Aleixo. O evento vai reunir 185 conselheiros locais de saúde que atuam em 22 Unidades de Saúde da zona Leste de Manaus, divididos em duas turmas das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS Manaus), conselheiro Elson Melo, explica que a Semana do Controle Social integra a programação anual do conselho e tem o objetivo de fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo conselheiros municipais e locais de saúde.

“A programação deste ano foi elaborada no formato de uma capacitação que tem como público alvo principal os 663 conselheiros locais de saúde que tomaram posse este ano para o mandato 2023-2026, iniciando com as duas turmas na zona Leste de Manaus”, informa Elson Melo.

A capacitação aborda os seguintes temas: CMS/Manaus: Regimento Interno, Estrutura Organizacional e Fundamentação Legal; Controle Social em Saúde; Conselhos Locais de Saúde de Manaus; e Conhecendo o Território do Distrito de Saúde.

“Quando você começa a fazer parte de um órgão ou instituição, é importante que conheça as regras de funcionamento. A nossa ideia com a capacitação é fazer com que o conselheiro possa ter uma melhor qualificação para exercer seu papel no dia a dia, dentro da abrangência do território da unidade de saúde”, destacou Elson Melo.

Os 663 conselheiros locais de saúde atuam em 73 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), que estão vinculados a 73 unidades de saúde da rede municipal distribuídas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural. Cada CLS é composto por representantes dos três segmentos do controle social, entre trabalhadores, gestores e usuários do SUS, atuando na fiscalização dos serviços e propondo soluções para a melhoria do atendimento à população.

Após a programação da zona Leste, a próxima etapa da 17ª Semana do Controle Social vai ocorrer no dia 13 de novembro, envolvendo conselheiros locais de saúde da zona Rural, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, das 8h30 às 12h. A programação com conselheiros locais da zona Norte vai ocorrer no dia 16/11, seguindo a etapa da zona Sul (22/11) e da zona Oeste (24/11).

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação /Semsa