Comunitários da zona Norte participam de curso de Cuidador Informal de Idoso da Prefeitura de Manaus

22/08/2023 17h47

Comunitários da zona Norte que atuam no cuidado de idosos estão conhecendo mais sobre o envelhecimento e a atenção necessária às pessoas que vivem esse processo no curso de Cuidador Informal de Idoso. Promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o curso iniciou nova etapa na segunda-feira, 21/8, e segue até a sexta, 25/8, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo, no bairro Cidade Nova.

Aproximadamente 50 pessoas participam da nova etapa da formação, que é coordenada pelo Distrito de Saúde Norte da Semsa e tem atividades no período matutino. A primeira turma do curso ocorreu no período de 14 a 18/8, coordenada pelas equipes do Distrito Leste, e as próximas estão previstas para ocorrer nas áreas dos Distritos Sul, de 11 a 15/9; Rural, de 18 a 22/9; e Oeste, em datas a definir.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso da Semsa, Maria Eliny Rocha, informa que o curso é ofertado todos os anos pela pasta, nos cinco Distritos da rede de atenção básica, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

“O conteúdo inclui temas como o papel do cuidador, políticas públicas para a pessoa idosa, legislação e direitos, doenças mais frequentes, manejo de hipertensão, saúde bucal, prevenção de quedas, adaptações ambientais, mobilidade, saúde mental, nutrição, entre outros”, disse.

A proposta, explica Eliny, é que os participantes conheçam mais sobre o envelhecimento e as questões relativas a esse processo, e possam cuidar melhor dos idosos de sua convivência.

“Ser cuidador envolve ter paciência, resiliência e empatia, como ainda desenvolver estratégias para promover a saúde e a qualidade de vida da pessoa idosa que precisa de cuidados, buscando sempre estimular sua autonomia e independência”, resume a gestora.

O curso tem carga horária de 20 horas, dividida em cinco dias de atividades, conduzidas por uma equipe multidisciplinar reunindo enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde.

Atenção e acolhimento

A técnica da área de Saúde do Idoso do Distrito de Saúde Norte, Maria das Dores Belo Costa, assinala que o público-alvo do curso são pessoas que já cuidam de idosos ou que pretendem cuidar dos pais, dos avós ou outros familiares, quando necessitem de ajuda.

“A importância disso é possibilitar que os idosos tenham mais saúde e uma velhice melhor, recebendo uma assistência mais efetiva e um bom acolhimento pela família”, afirma.

Uma das participantes do curso no Caimi Dr. André Araújo, a técnica de enfermagem, Josilany Gomes, buscou a formação para reforçar os conhecimentos na atenção à saúde de pessoas idosas. “A saúde e a medicina estão evoluindo o tempo todo, e a pessoa tem de buscar conhecimento, se aprimorar e aperfeiçoar cada vez mais para prestar um serviço de qualidade para o idoso”.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa