CMS e Semsa promovem capacitação para conselheiros locais de saúde da zona rural de Manaus

14/11/2023 12h40

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, promoveram, nesta segunda-feira, 13/11, a segunda etapa da programação da 17ª Semana do Controle Social. A programação foi realizada no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, e contou com uma capacitação para 40 conselheiros locais de saúde que atuam na zona rural de Manaus.

Evento promovido anualmente, a Semana do Controle Social tem o objetivo de fortalecer a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), além de promover a integração dos conselheiros locais de saúde.

Segundo o presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, a programação deste ano envolve a oferta de uma capacitação para os 663 conselheiros locais de saúde, que tomaram posse, em setembro, para o mandato 2023-2026, representando 73 Conselhos Locais de Saúde (CLSs).

“Cada conselho local está vinculado a uma unidade de saúde e é formado por trabalhadores, gestores e usuários do SUS, com uma função paralela ao do conselho municipal. Enquanto o CMS discute a política macro para o município de Manaus, o CLS discute a política do dia a dia da unidade de saúde. Os conselheiros locais ajudam na organização da unidade de saúde, verificam as demandas em busca de soluções e, quando não consegue resolver localmente, encaminham para as instâncias superiores que são dos distritos de saúde e o CMS. Tudo isso em busca de melhorias para as comunidades”, explicou Elson Melo.

Na zona rural de Manaus, os 40 conselheiros locais atuam, de forma vinculada, a oito unidades de saúde nas áreas terrestre e fluvial. Participando da capacitação, o grupo recebeu informações sobre os temas: CMS/Manaus – Regimento Interno, Estrutura Organizacional e Fundamentação Legal; Controle Social em Saúde; Conselhos Locais de Saúde de Manaus; e Conhecendo o Território do Distrito de Saúde.

A gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Janiete Barbosa Mendes, conduziu uma das palestras e lembrou que o Disa Rural é responsável por um território que corresponde a 93% da área geográfica do município de Manaus, com características específicas nas áreas rurais terrestres e fluviais.

“A capacitação é uma oportunidade para mostrar para os conselheiros locais essa geografia diferenciada, situando as unidades de saúde nesse território, informar sobre a carteira de serviços e como desenvolvemos a assistência à saúde, de acordo com as peculiaridades da zona rural. Com isso, os conselheiros terão mais informações para atuar como nossos parceiros junto às comunidades, o que vai facilitar a organização do processo de trabalho na unidade de saúde”, destacou Janiete.

Durante a capacitação, o diretor do Disa Rural, Rubens Santos, reforçou a importância do controle social para a melhoria dos serviços de saúde, o que deverá ser potencializado pela capacitação dos conselheiros locais.

“Com as demandas e orientações dos conselheiros, a gestão consegue ter uma visão mais ampliada das situações e podemos melhorar a oferta de atendimento e ampliar o acesso para os mais vulneráveis. Para exercer esse papel em parceria com a gestão, é necessário que o conselheiro local tenha a melhor qualificação possível, atuando de acordo com a legislação e políticas do SUS”, apontou Rubens Santos.

Para a agricultora Maria Lourdes Ferreira, conselheira local da UBS Efhigênio Sales, localizada no quilômetro 41, da rodovia AM–010, o envolvimento com o controle social é uma forma de contribuir para aprimorar os serviços de saúde.

“A capacitação vai ser muito importante para ajudar na nossa atuação na UBS, tudo o que se pode aprender é útil. Eu já tinha lido um pouco sobre o controle social, mas é essencial ficar mais preparada para poder até mesmo repassar as informações”, afirmou Maria Lourdes.

A próxima etapa da 17ª Semana do Controle Social vai ocorrer no dia 16 de novembro, com a participação de conselheiros locais da zona Norte, no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (unidade Galiléia), bairro Cidade Nova. A programação com conselheiros locais da zona Sul será dia 22 de novembro, encerrando com a zona Oeste (24/11), sendo que a etapa da zona Leste ocorreu no dia 8 de novembro.

Texto – Eurivânia Galúcio /Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa