Atividades do ‘Consultório na Rua’ da prefeitura são apresentadas aos conselheiros municipais de saúde

23/02/2023 16h27

As ações realizadas no ano passado pelo programa “Consultório na Rua”, da Prefeitura de Manaus, foram apresentadas nesta quinta-feira, 23/2, aos conselheiros municipais de saúde. A apresentação ocorreu durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, zona Oeste, atendendo solicitação dos conselheiros.

O relatório das atividades foi apresentado pelo chefe do Núcleo de Promoção do Respeito à Diversidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Celso de Souza Cabral. “É uma forma de prestar contas para a sociedade sobre as ações desenvolvidas, considerando que o CMS representa o controle social no Sistema Único de Saúde, o SUS, no município de Manaus”, afirmou.

O programa “Consultório na Rua”, criado em 2014 na capital e credenciado junto ao Ministério da Saúde em 2017, realizou 998 atendimentos no ano passado, a partir do trabalho de duas equipes, sendo que uma delas conta com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem; e a segunda com enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social.

“O objetivo é alcançar, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, pessoas em situação de rua, que necessitam de atendimento, mas que geralmente não se direcionam até uma unidade de saúde. As equipes realizam busca ativa e fazem o acompanhamento de pessoas que estão em tratamento. Também é realizado um trabalho nos abrigos com a oferta de serviços de saúde, sempre fazendo o link com as unidades de saúde do território”, informou Cabral.

Os problemas de saúde mais identificados entre a população em situação de rua, de acordo com Celso Cabral, são as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.

“Também são pessoas que estão em situação de desnutrição por falta de uma alimentação adequada. Então, o ‘Consultório na Rua’ é uma estratégia para chegar até a população que vive em situação de rua, realizando o acolhimento da melhor forma possível para garantir acesso aos serviços de saúde”, destacou Cabral.

O vice-presidente do CMS/Manaus, conselheiro Jorge Carneiro, explicou que a solicitação da apresentação foi feita para que os conselheiros possam ter maior conhecimento sobre a atual situação do programa. “Temos vários conselheiros novos no CMS, alguns que ainda não conhecem esse serviço oferecido pela Semsa, e é importante esclarecer como funciona o atendimento”, disse Jorge Carneiro.

Comus

Durante a 2ª Assembleia Ordinária do CMS/Manaus, Jorge Carneiro lembrou ainda sobre os preparativos finais para a realização da IX Conferência Municipal de Saúde (Comus), que vai acontecer entre 20 e 23/3, assim como as Pré-Conferências Distritais das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, marcadas para o período de 13 a 17/3.

“As inscrições para as pré-conferências foram encerradas com sucesso, conseguindo a ocupação de todas as vagas disponíveis para cada Distrito de Saúde. Agora, estamos na fase de homologação das inscrições e de orientação dos inscritos, além de finalizar a logística em preparação para a realização do evento”, informou Carneiro.

As inscrições para as pré-conferências foram realizadas entre 6 e 13/2, de forma on-line. Os cinco eventos vão reunir mil participantes, incluindo 100 membros da comissão organizadora. No total, as etapas das zonas Norte, Leste, Oeste e Sul terão 200 participantes cada; com a pré-conferência da zona Rural reunindo 100 participantes.

As cinco pré-conferências irão eleger 452 delegados para participação na IX Comus. A eleição irá obedecer ao critério de paridade do controle social no SUS, com 50% de usuários, 25% de gestores e 25% de trabalhadores, garantindo a representatividade dos três segmentos em cada zona de Manaus.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa