Prefeitura de Manaus faz visita técnica à OSC parceira que atua na zona Rural

Por Prefeitura de Manaus

01/09/2023 15h41

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e da Cidadania (Semasc) e da Controladoria-Geral do Município (CGM), realizou, nesta sexta-feira, 1º/9, uma visita técnica à escola agrícola Rainha dos Apóstolos, Organização da Sociedade Civil (OSC) que possui uma parceria de longa data com a gestão municipal, localizada no Distrito Agropecuário de Manaus, no quilômetro 23 da BR-174, com o fim de avaliar a atuação da instituição.       

Fundada em 1974, a escola agrícola Rainha dos Apóstolos vem há quase cinco décadas capacitando e garantindo um ensino de qualidade e gratuito a crianças e adolescentes da zona rural do município e do interior do estado, com ensinos fundamental I e II, médio e técnico sendo oferecidos na instituição. As parcerias firmadas com a Semasc e outras secretarias para a captação de recursos materiais e humanos são responsáveis pela viabilização do projeto. A escola ainda funciona como internato para os alunos do curso técnico de agropecuária oferecido.

“A Prefeitura de Manaus, por meio da Semasc e outras secretarias, apoia as instituições sociais que atuam na cidade prestando serviços socioassistenciais, repassando recursos e orientações para que continuem a se desenvolver e apoiar a política de assistência social do município. A visita de hoje visa avaliar e estreitar essa parceria”, explicou o gerente de Prestação de Contas da Semasc, Josias Martins. 

Ainda de acordo com Josias, a parceria com a Semasc é desenvolvida através de editais de fomento e o repasse de emendas parlamentares especificamente para a adequação do espaço físico da instituição, como reformas nos dormitórios e a compra de combustível para o gerador de energia utilizado, essenciais para o seu funcionamento.

“A escola agrícola Rainha dos Apóstolos realiza inúmeras ações de importância social para as crianças e adolescentes que estudam aqui, então ela é um braço da Semasc no que concerne à continuação da política de assistência social em áreas do município em que o poder público não consegue chegar de forma igualitária. Só temos a agradecer pela parceria”, concluiu.

Diretora pedagógica de ensino e professora da instituição, a educadora Darlete Sansereth de Oliveira destacou a importância das parcerias firmadas para a escola e os mais de 600 alunos matriculados.

“Sem qualquer tipo de parceria, nós já teríamos fechado as portas. Tudo o que podemos receber de ajuda, doações, projetos e afins, representam uma cooperação pela educação desses jovens. Muitos saem do interior com uma perspectiva de vida diferente, muitos vêm de lares carentes e a única coisa que os faz ter esperança é a escola, a educação. Hoje, somos o único lugar na zona rural que possui a estrutura necessária para manter esses jovens por perto e perseverando”, afirmou.

— — —

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc