Prefeitura de Manaus apresenta avanços na saúde no primeiro quadrimestre deste ano, em audiência na CMM

Por Prefeitura de Manaus

06/07/2023 20h01

Icone audio

A Prefeitura de Manaus apresentou os avanços obtidos na área da saúde, no primeiro quadrimestre deste ano, em audiência pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quinta-feira, 6/7. A reunião voltada aos membros da Comissão de Saúde da casa teve participação da titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, do subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, e da diretora de Planejamento do órgão, Vanilce Monteiro.

A secretária Shádia Fraxe destacou o avanço na imunização dentre os resultados positivos alcançados pela gestão municipal no período de janeiro a abril deste ano, e assinalou a importância da prestação de contas da Semsa, que atende legislação federal, visando a transparência na aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e o acompanhamento da Programação Anual de Saúde (PAS).

“É uma prestação de contas necessária, e a gente avalia esse primeiro quadrimestre como muito positivo. O destaque é o aumento na nossa cobertura da atenção básica em saúde na imunização, em relação às metas que precisamos cumprir. Graças a Deus, tivemos nesse período resultados positivos”, assinalou a titular da Semsa.

Conforme o subsecretário Djalma Coelho, a PAS estabelece 15 metas para o primeiro quadrimestre de 2023, muitas delas coincidentes com indicadores do Previne Brasil, visando o reforço da Atenção Primária à Saúde com foco na saúde da mulher, na vacinação e no acompanhamento de pacientes com condições crônicas e com doenças como hanseníase e tuberculose.

“A gente traz metas alcançadas já dentro do primeiro quadrimestre, como resultado do belo trabalho de todos os nossos servidores, e isso nos deixa muito felizes e orgulhosos”, afirma o gestor, acrescentando que a Semsa vem investindo na inteligência de dados como recurso para monitorar indicadores e melhor direcionar as ações da gestão.

“Isso tem trazido ótimos resultados, e o principal e mais conhecido deles são os cinco quadrimestres em que a Semsa apresentou o melhor desempenho no índice no Previne Brasil dentre as capitais brasileiras”.

O presidente da Comissão de Saúde da CMM, vereador Elan Alencar, qualificou a apresentação feita pela Semsa Manaus de forma positiva, ressaltando a evolução do trabalho realizado pela secretaria, tanto nos avanços já obtidos quanto nas realizações próximas, como a contratação de novos profissionais de saúde e a revitalização e ampliação de unidades da rede municipal de saúde.

“Manaus figura pelo quinto quadrimestre seguido como número um em Saúde Básica dentre as capitais do Brasil, isso é importante”, afirmou. “Pudemos observar tudo o que foi apresentado aqui com bons olhos e a esperança de dias melhores para a saúde básica de Manaus”.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Graziela Praia / Semsa