Prefeitura de Manaus inicia a 2ª rodada de reuniões com trabalhadores culturais para implementação da lei Paulo Gustavo

Por Prefeitura de Manaus

23/03/2023 19h46

Icone audio

A Prefeitura de Manaus começou a segunda rodada de reuniões de discussão com artistas e trabalhadores culturais, como condição para implementação da lei Paulo Gustavo, recebendo os dois segmentos nesta quinta-feira, 23/3, no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, praça Dom Pedro II, sendo, às 14h, o de artes visuais, e às 18h, o grupo do audiovisual. O encontro foi organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), via Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

O presidente do Concultura, Tenório Telles, esclareceu que esta rodada, além de coletar novas sugestões e tirar dúvidas sobre o edital, também serviram de devolutivas para os artistas que participaram da primeira rodada, que aconteceu entre novembro e dezembro de 2022.

“Adotamos as boas práticas de transparência com ampla participação dos artistas e trabalhadores da cultura”, ressaltou Telles, dizendo que o objetivo da Prefeitura de Manaus é tornar cada vez mais acessível e democrático os recursos para todos os segmentos, gerando o máximo de emprego e renda aos trabalhadores da cultura.   

As oitivas tiveram a coordenação-geral do vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, em conjunto com os conselheiros de cada segmento artístico que conduziram na primeira reunião à tarde, oito profissionais de artes visuais, e à noite, 37 do audiovisual.

“As reuniões que começam nesta quinta, vêm em bom momento, já que o governo federal lança hoje o decreto que regulamenta a lei de fomento à cultura que abrange as leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc, Rouanet e outros editais, regulando as políticas públicas voltadas à cultura, por meio do Ministério da Cultura”, informou Batista

“As nossas oitivas vão fundamentar nosso plano de trabalho para o decreto municipal que definirá os detalhes de como serão executados os recursos que para Manaus deve ser de R$ 17 milhões e mais a contrapartida da prefeitura”, explicou. 

A produtora cultural Rafaela Dias contou que vem participando de vários encontros que a Prefeitura de Manaus tem realizado para escutar os artistas. “Estamos aqui para que nós consigamos visualizar o que está sendo feito para gerir esses recursos que vem para a nossa classe”.

A consulta aos segmentos culturais é de fundamental importância para a construção do processo de implementação da lei Paulo Gustavo, de forma democrática e transparente.

— — —

Texto – Cristovão Nonato / Concultura

Fotos – Aguilar Abecassis / Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAwVoM