Ações da Prefeitura auxiliam na redução de atropelamentos em Manaus

14/03/2024 14h46

#paratodosverem – Agente de Trânsito auxiliando travessia de pedestres em uma faixa de pedestre da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) tem aumentado os esforços para garantir a segurança dos pedestres, reforçando a presença de agentes de trânsito nas principais vias da cidade. As atividades do programa “Travessia Segura” ocorrem rotineiramente e, nesta quinta-feira, 14/3, foram concentradas na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus, e na avenida Dom Pedro, localizada na zona Centro-Oeste.

De acordo com o setor de estatística do IMMU, nos primeiros dois meses deste ano, Manaus apresentou uma redução de 19% no número de vítimas fatais causadas por atropelamento na capital. Em 2023, ao menos 21 pessoas foram vítimas de atropelamento, este ano foram registradas 17 mortes.

O chefe da Divisão Oeste, Ian Domingues, explicou a importância da realização desse programa, principalmente em avenidas movimentadas como a Coronel Teixeira.

“Este trecho da avenida merece atenção especial, porque tem um fluxo muito grande de pedestres e veículos. O objetivo, além de fazer a travessia dos pedestres, é fazer com que o trânsito flua com mais segurança”, afirmou Domingues.

Na zona Oeste, as ações foram realizadas pela equipe de “Educação para o Trânsito”, que distribuíram material educativo e auxiliaram na travessia da faixa dos alunos da escola Estadual Antônio Encarnação Filho, no Lírio do Vale.

O agente e educador de trânsito do IMMU, Wellison Freitas, destacou que as ações escolares são prioridade, por tratarem diretamente com os futuros condutores.

“Tanto as ações de fiscalização de trânsito escolar quanto as ações educativas visam promover a ideia de respeito às regras de trânsito no entorno da comunidade escolar, assim como nos demais locais. É importante que, desde cedo, esses jovens já tenham a ideia gravada do respeito às regras de trânsito”, disse.

A operação se soma a outras iniciativas realizadas pelo IMMU para melhorar o fluxo de veículos e orientar os pedestres quanto a fazer uma travessia segura. O trabalho de educação para o trânsito do instituto é desenvolvido diariamente pelo IMMU não só nas ruas e avenidas movimentadas, mas também nas vias em frente às escolas da capital.

Texto – Divulgação / IMMU

Foto – Karol Silva / IMMU