Prefeitura reforça ações de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito em Manaus

24/05/2023 14h29

A Prefeitura de Manaus amplia as ações efetivas, para chamar a sociedade em geral a rever as leis de trânsito e trabalhar coletivamente para reduzir os acidentes na cidade. E, nesta quarta-feira, 24/5, o setor de Educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou uma programação do projeto “Humaniza o Trânsito”, na concessionária BMW, na avenida Torquato Tapajós, zona Norte.  A iniciativa buscou sensibilizar os colaboradores da empresa sobre a importância do respeito mútuo e da conscientização para com a segurança viária.

Os educadores tiveram a oportunidade de dialogar com aproximadamente cem funcionários da empresa, realizando abordagens pessoais e discutindo a importância da responsabilidade individual no trânsito. A partir dessa interação, enfatizaram o papel crucial que cada pessoa desempenha na promoção de um trânsito mais humano e seguro, destacando a necessidade de cooperação de todos.

“É importante destacar o papel ativo da Prefeitura de Manaus nessas ações. Estamos comprometidos em promover um trânsito mais seguro e humano, investindo em programas de conscientização e educação. A partir das ações do projeto ‘Humaniza o Trânsito’ e ‘Atravesse na Faixa’, buscamos ativamente engajar a comunidade e enfatizar a responsabilidade individual na prevenção de acidentes. Cada interação, cada conversa, é um passo adiante para alcançar nosso objetivo de um trânsito mais seguro para todos em Manaus”, explicou Hanara Souza, chefe do setor de Educação para o Trânsito, do IMMU.

“Foi uma experiência realmente impactante”, disse a funcionária da concessionária, Paula Liege, durante a ação educativa. “Os educadores nos fizeram entender como nossas ações podem influenciar diretamente na segurança de todos. Fiquei muito impressionada com o comprometimento da Prefeitura de Manaus na promoção de um trânsito mais humano e seguro. Isso realmente nos faz repensar nossas atitudes e responsabilidades ao andarmos pela cidade”, ressaltou.

Sensibilização

No mesmo sentido, a ação educativa projeto ‘Atravesse na Faixa’ foi realizada em parceria com as empresas do sistema de transporte coletivo da capital, São Pedro, Vega e Expresso Coroado. A campanha focou na sensibilização dos motoristas para a importância da preferência ao pedestre nas faixas de pedestres, um dos principais pontos de conflito no trânsito de Manaus.

O IMMU trabalha, incansavelmente, para promover a segurança viária, investindo em ações educativas, campanhas de conscientização e revisão das leis de trânsito. O objetivo é evitar acidentes e salvar vidas, colocando o ser humano no centro das políticas de mobilidade urbana. “Nossa meta é humanizar o trânsito e garantir a segurança de todos, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres”, finalizou Hanara.

O Maio Amarelo, marcado por ações voltadas para a prevenção de acidentes, serve como um lembrete contundente da importância da conscientização e da educação para a segurança no trânsito. A Prefeitura de Manaus convida toda a sociedade a se juntar a este esforço, para garantir um trânsito mais seguro, humanizado e consciente para todos.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU