Prefeitura de Manaus realiza ação de educação para o trânsito em conscientização e segurança viária

Por Prefeitura de Manaus

23/05/2023 16h39

Icone audio

Seguindo com a programação das atividades do movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de Manaus, por meio do setor de educação para o trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou duas ações importantes para promover a prevenção de acidentes nas vias e o ensino das leis de trânsito, com foco especial nas crianças. As atividades foram realizadas nesta terça-feira, 23/5, em uma empresa privada e em uma escola municipal.

Educadores do IMMU deram continuidade às palestras do projeto “Condutor Consciente”, realizado na empresa Tumpex, localizada na AM-010. Durante o evento, representantes do IMMU promoveram workshops interativos, abordando temáticas relevantes sobre segurança viária e respeito às leis de trânsito. O objetivo principal foi conscientizar e sensibilizar os colaboradores da empresa sobre a importância de adotar comportamentos responsáveis no trânsito, visando a redução de acidentes e a construção de um ambiente viário mais seguro para todos.

Em outra ação, os educadores foram até a escola municipal Márcio Souza, no bairro Cachoeirinha, na zona Sul, que integrou o projeto “Trânsito na Escola”. Nessa iniciativa, os especialistas em educação para o trânsito visitaram a instituição de ensino, envolvendo alunos, professores e funcionários em atividades lúdicas e educativas. Por meio de jogos interativos, apresentações teatrais e oficinas pedagógicas, as crianças foram incentivadas a compreender a importância do respeito às regras de trânsito e a adotar comportamentos seguros, tanto como pedestres quanto como futuros condutores.

Sobre essas ações, a educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, ressaltou a relevância de investir na conscientização desde a infância. Ela destacou: “O projeto “Condutor Consciente” e a ação educativa na escola Márcio Souza.

“São iniciativas fundamentais para promover a segurança viária e desenvolver uma cultura de respeito às leis de trânsito desde cedo. Ao envolver tanto os colaboradores de uma empresa, quanto os alunos de uma escola, buscamos disseminar conhecimento e conscientização, preparando a próxima geração para serem condutores responsáveis e cidadãos conscientes”, ressaltou.

Segundo Rineida, essas ações, inseridas no contexto do movimento Maio Amarelo, reforçam o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover ações educativas que visam à redução dos índices de acidentes e à formação de uma sociedade mais consciente e engajada na segurança viária. Com a disseminação desses ensinamentos, o IMMU trabalha para um trânsito mais seguro e harmonioso, com o envolvimento de todos os segmentos da sociedade na construção de um futuro melhor para o trânsito da cidade.

— — — 

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU