Prefeitura de Manaus implementa mudança no tráfego de veículos na avenida Rodrigo Otávio

13/03/2024 13h09

Mudança no tráfego de veículos
#paratodosverem – Pessoas atravessando na faixa de pedestre, enquanto os veículos aguardam na avenida Rodrigo Otávio, no bairro Japiim

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quarta-feira, 13/3, a mudança no tráfego de veículos na avenida Rodrigo Otávio, nas imediações da feira municipal do Japiim, no bairro Japiim, zona Sul, com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito local, assim como oferecer mais segurança aos pedestres que atravessam na via.

Com a mudança, o semáforo situado no retorno da Rodrigo Otávio, na esquina com a rua Domingos de Ilara (antiga rua 35), foi retirado, deixando o retorno livre. Em relação aos pedestres, a principal alteração se refere ao semáforo de pedestres que terá que ser acionado na botoeira por quem deseja fazer a travessia da avenida.

Ainda nesta quarta-feira, as equipes de Educação de Trânsito do IMMU estiveram no local para orientar os pedestres e condutores sobre o respeito ao semáforo de pedestre e ao uso correto do equipamento com a botoeira. Agora, o semáforo existente no local funcionará apenas quando acionado pelos pedestres, deixando o fluxo da avenida Rodrigo Otávio com maior velocidade e menor fila de veículos.

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Lêda, explicou os benefícios das alterações no trânsito.

“Estamos eliminando um foco de congestionamento nesta área e este trabalho trará mais melhorias a população, com mais fluidez aos veículos e também segurança aos pedestres. Estamos no local onde foi feita uma pesquisa da nossa equipe de engenharia e estatística. Neste estudo foi verificado que, na rua Domingos de Ilara, a quantidade de veículos que adentravam a via era muito pequena. E, sobretudo, no horário de pico era complicado o trânsito, porque ele parava por muito tempo”, disse o vice-presidente.

Edson Leda ainda destacou que a alteração irá contemplar, principalmente, quem vem no sentido Coroado em direção à bola da Suframa.

Moradora das imediações do local, a contadora Maria Vianês Lima Guedes, elogiou a mudança. “Todo dia, muitas pessoas passam por aqui, principalmente, que frequentam a Lagoa do Japiim. E o semáforo de pedestre vai ajudar na travessia das pessoas e oferecer mais segurança à população”, concluiu.

Texto – Álisson Castro / IMMU

Fotos – Karol Silva / IMMU