Prefeitura celebra 18 anos da Manaus Previdência

21/07/2023 12h42

A Manaus Previdência completou 18 anos nesta sexta-feira, 21/7. O órgão foi criado como serviço social autônomo e, em 2013, passou a integrar a administração indireta da Prefeitura de Manaus, sob a forma de autarquia. Ao longo desses anos, cresceu e conquistou um lugar de destaque nacional, tornando-se uma referência em instituição gestora de Previdência no Brasil.

A Manaus Previdência traz em seu currículo certificações e premiações diversas, a exemplo do Pró-Gestão RPPS, mantida pelo 4º ano consecutivo no nível máximo, nível IV, e a recertificação na NBR ISO 9001:2015.

A diretora-presidente da autarquia, Daniela Benayon, ressaltou que no último dia 22 de junho, a Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) divulgou o resultado das premiações – Edição 2023.

“Vencemos o 2º lugar, no 4º Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, Categoria 4: Acima de seis mil ativos; o 3º lugar, no 5º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária, Categoria 2: De 10.001 a 30 mil indivíduos; e o 5º lugar do Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária – Grupo 2: Municípios. Categoria 1 – RPPS de grande porte”, destacou.

Este é o quinto ano consecutivo em que a Manaus Previdência conquista prêmios, sendo que nos últimos quatro anos, a autarquia ficou em primeiro lugar nas edições do Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, promovido pela Abipem. “Em 2023, a autarquia continuou no pódio, ficando em segundo lugar, o que representa para nós mais alguns frutos de dedicação ao trabalho”, disse Daniela.

Ela salientou que 2021 foi o melhor ano da Manaus Previdência, que conquistou o maior número de premiações. “O resultado é fruto de uma gestão responsável, pautada em valores como transparência, moralidade e ética pública, presentes na administração do prefeito David Almeida e que nos possibilita prestar aos seus segurados um serviço moderno, produtivo e respeitoso, sem perder de vista os critérios que preservam o equilíbrio financeiro, atuarial e colaboram para a gestão fiscal responsável do município”, afirmou.

O superintendente de Investimentos da Manaus Previdência, Flávio Castro, explicou que a área de investimentos tem alcançado excelentes resultados, seja do ponto de vista financeiro, seja do ponto de vista da governança corporativa.

Sob a ótica financeira, o volume da carteira de investimentos cresceu substancialmente, saindo de R$ 465 milhões, em dezembro de 2012, para R$ 1,3 bilhão, em junho de 2023.  “O desafio constante de atingimento da meta atuarial tem exigido grande esforço por parte de todos os servidores, comitentes, conselheiros e diretores que fazem parte do processo de investimentos”, disse Castro.

Com relação à governança corporativa e transparência pública, a Manaus Previdência tornou-se referência nacional, acrescentou Flávio. “A criação de órgãos colegiados como o Conselho Fiscal, Conselho Municipal de Previdência e Comitê de Investimentos, compostos por servidores atuantes e capacitados, tem contribuído fundamentalmente para as boas práticas de gestão da carteira de investimentos”, enfatizou o superintendente.

A excelência alcançada pela Manaus Previdência conta com a participação primordial de seus servidores e órgãos colegiados, que são: Conselho Fiscal, Conselho Municipal de Previdência e Comitê de Investimentos, compostos por servidores atuantes e capacitados, os quais contribuem sobremaneira para as boas práticas de gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e da carteira de investimentos.

“Ainda há muito a amadurecer e aprimorar, mas as conquistas alcançadas até aqui certamente apontam para um futuro brilhante e promissor”, afirmou a diretora-presidente.

Texto – Dione Santana / Manaus Previdência

Fotos – Divulgação / Manaus Previdência