Comitiva do governo de Rondônia conhece o ambiente Geo da prefeitura

27/08/2021 18h39

Representantes da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) do governo de Rondônia estiveram, nesta quinta-feira, 26/8, na sede da Prefeitura de Manaus para conhecer de perto as ações e boas práticas do ambiente de geocolaboração da capital amazonense. O case manauense já foi premiado e reconhecido por organizações nacionais e internacionais das áreas de tecnologia e desenvolvimento.

27.8.2021 - Ambiente Geo da Prefeitura de Manaus será ‘case’ para o governo de Rondônia

A equipe da Sedi – formada pelo superintendente Sérgio Gonçalves; pelo coordenador técnico Avenilson Trindade; e pela consultora de geointeligência Elenice Rodrigues – foi recebida pelo titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, e sua equipe de TI.

“Estamos dando andamento a um projeto muito promissor e que o prefeito David Almeida aposta muito. O ambiente de geocolaboração é a solução para implementação de todos os tipos de políticas públicas e de investimentos, inclusive. A ferramenta facilita na tomada de decisões assertivas e coerentes. É claro que a tecnologia geo é uma tendência e logo todo o país estará adotando. Não há como fugir disso”, avaliou o secretário da Semef.

Com a visita, o superintendente da Sedi explicou que a expectativa é garantir conhecimento técnico e troca de informações para implementação de um ambiente Geo no Estado de Rondônia. “Vimos conhecer e buscar informações sobre esse projeto bem-sucedido da Prefeitura de Manaus, reconhecido, inclusive. Rondônia pretende trilhar nesse caminho e nada melhor que esse benchmarking com quem já está bem à frente no processo”, destacou Gonçalves, ao elogiar o projeto geocolaborativo de Manaus.

Apresentação

A equipe da Semef apresentou toda a estrutura do ambiente Geo de Manaus à equipe da Sedi de Rondônia. A explanação compreendeu os sistemas de geocolaboração e suas aplicações, assim como a parte física do projeto que inclui a estrutura do datacenter municipal e os equipamentos de última geração em comunicação e processamento de dados.

“Temos um projeto desafiador e um ambiente totalmente integrado dentro do nosso datacenter. Para tudo isso rodar é imprescindível que tenhamos uma excelente estrutura. Já avançamos muito, mas estamos falando de uma tecnologia em avanço constante. Nesse sentido, o prefeito David Almeida e o secretário da Semef têm dado todo o suporte para o andamento desse projeto tão importante para o ambiente de negócios da capital e a otimização da nossa arrecadação, culminando em mais investimentos para os cidadãos”, acrescentou o subsecretário de Tecnologia da Informação da Semef, Richard Douglas.

Aplicações

A tecnologia Geo da Prefeitura de Manaus está na palma da mão de cada gestor. A partir de mapas temáticos é possível acessar informações inerentes à educação, saúde, trânsito, e demais áreas de atuação do município. Esses dados são facilmente acessados por smartphones, tablets ou desktops.

Notável e premiada, a estrutura de georeferenciamento da cidade de Manaus vem sendo montada há seis anos e já conta com uma infraestrutura corporativa de integração de camadas com o compartilhamento de informações multifinalitárias entre os órgãos municipais, permitindo a otimização do planejamento e gestão das ações da prefeitura.

O projeto Geo da Prefeitura de Manaus tem o aporte do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Texto – Anderson Farias / Semef

Fotos – Divulgação / Semef