Prefeitura e Senac promovem curso de hidratação e escova capilar para mulheres em situação de vulnerabilidade social

19/02/2024 12h27

Curso de qualificação
#paratodosverem – Grupo de mulheres em frente a unidade do Senac após início de curso ofertado em parceria com a Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), deram início, nesta segunda-feira, 19/2, a um curso de hidratação capilar e escova básica para mulheres referenciadas no Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) e atendidas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras.

O primeiro dia de capacitação foi realizado no Senac do bairro Cidade Nova, na zona Norte, em um momento de apresentação da ementa do curso e familiarização das participantes com o ambiente de ensino oferecido pelo espaço.

“É fundamental que continuemos a atuar como essa ponte entre a sociedade civil e o Senac na cidade de Manaus. A gestão municipal precisa do apoio das OSCs no desenvolvimento de políticas de proteção social voltadas para mulheres e a sociedade civil precisa do apoio e conhecimento oferecidos por entidades como o Senac. Então, é uma parceria em que todos saem ganhando”, afirmou a coordenadora do CRDM, Elianne Domingues.

Para a gerente do Senac Cidade Nova, Laís Lima, a parceria de longa data com o CRDM é de suma importância para a qualificação e ampliação do mercado de trabalho manauara, principal missão do Senac enquanto instituição de ensino, e do bem-estar social do município.

“Nosso objetivo é trabalhar a qualificação profissional de forma que a vida dessas mulheres seja profundamente transformada. Essas mulheres, ao saírem daqui capacitadas e com a autoestima elevada pelo conhecimento adquirido, poderão empreender, abrir novos negócios, movimentar suas vidas e a economia local. Isso é mudança de verdade e é por isso que acreditamos nessa parceria”, explicou.

Fora do mercado de trabalho há quatro anos, a dona de casa Abenilza Fernandes, de 49 anos, vem buscando se qualificar para garantir novas oportunidades e viu no curso iniciado uma gama de possibilidades.

“É um recomeço, um ponto de partida para uma nova vida. Depois de tantos anos fora do mercado, é necessário que a gente se aperfeiçoe, corra atrás mesmo, não desista, e esse curso representa esse pensamento para mim”, concluiu.

Texto – Guilherme Pacheco / Semasc

Fotos – Diego Lima / Semasc