Visa Manaus lança projeto ‘Plantas que Curam do Mercado Adolpho Lisboa’ no aniversário dos 140 anos do ponto turístico

15/07/2023 16h55

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou, neste sábado, 15/7, das comemorações dos 140 anos do mercado municipal Adolpho Lisboa, no centro histórico da cidade, com o lançamento do projeto “Plantas que Curam do Mercado Adolpho Lisboa”, que irá qualificar e certificar os comerciantes de plantas medicinais que atuam nesse ponto turístico, de modo a reforçar a saúde e o bem-estar dos consumidores.

O projeto da Gerência de Vigilância de Medicamentos (GEVMED) da Visa Manaus conta com o apoio da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEASF) da Semsa, através do Núcleo de Farmácia Viva, e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), responsável pelo mercado.

Segundo o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o “Plantas que Curam” busca valorizar o comércio de plantas medicinais na cidade, as quais, além de representar a biodiversidade e as potencialidades inerentes à região amazônica, constituem uma parte importante da cultura e dos saberes da população.

“A ideia inovadora desenvolvida por nossa Gerência de Vigilância de Medicamentos é criar mecanismos para garantir a procedência e a qualidade dos produtos feitos a partir de ervas amazônicas, para então certificar as bancas dispostas a vender apenas itens de qualidade assegurada, criando, assim, locais de referência para o público adquirir plantas medicinais dentro do Mercado”, explica.

O “Plantas que Curam do Adolpho Lisboa” será desenvolvido em várias etapas, como explica a gerente de Vigilância de Medicamentos, Marcilea Gonçalves.

“A princípio, vamos coordenar a catalogação dos produtos feitos a partir de plantas medicinais no mercado, com o apoio de estudantes universitários de Farmácia. Será um intercâmbio de conhecimentos benéfico e integrador em vários aspectos, que vai aproximar a ciência do conhecimento popular, e os estudantes daqueles que detêm a sabedoria herdada de gerações”, completa.

Com o levantamento concluído, a Visa Manaus irá promover cursos de capacitação para permissionários, para que eles possam identificar, selecionar e até mesmo elaborar produtos com procedência e eficácia garantidos, evitando comercializar medicamentos que possam trazer riscos à população.

O fiscal farmacêutico da Visa Manaus, Fabio Markendorf, idealizador do projeto, explica ainda que as bancas que aderirem à proposta e atenderem aos requisitos propostos receberão o selo de “Banca Parceira”.

Tais estratégias buscam fomentar e valorizar as cadeias produtivas características da região amazônica, permitindo também a difusão das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), das quais as plantas medicinais fazem parte, colocando a biodiversidade e o conhecimento tradicional em destaque sem deixar de lado o aspecto técnico necessário à qualidade dos produtos.

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa