Prefeitura promove encontro de Práticas Pedagógicas da Língua Inglesa para estudantes da Ufam

28/08/2023 17h10

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou, nesta segunda-feira, 28/8, o Projeto “English For Kids” aos acadêmicos do 5° período do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O encontro ocorreu na sala 15, da Faculdade de Letras (Flet), setor Norte, bairro Coroado, zona Leste.

O Projeto “English For Kids” atende, em 2023, cerca de 14 mil estudantes em 48 unidades de ensino do ensino fundamental I e da educação infantil, das zonas rural, urbana e ribeirinha.

“Trazemos as experiências e relatos da prática para esses acadêmicos, que no futuro serão professores da nossa rede. Hoje, estamos apresentando os relatos da zona urbana. Na semana passada, veio um professor da zona rural. É uma oportunidade para demonstrarmos o fazer pedagógico dentro do Projeto English For Kids”, afirmou a assessora pedagógica da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed e coordenadora do projeto, Kátia Florêncio.

Experiências

A professora Simone Tassinary Cascaes, da escola municipal Francisca Mendes, na zona Leste, demonstrou as práticas pedagógicas visando orientar e compartilhar os procedimentos em sala de aula voltados para esta disciplina.

“Os acadêmicos estão aprendendo algumas dinâmicas e técnicas pedagógicos para essa matéria, porque não é fácil ensinar Inglês para crianças. Mas é muito gratificante. Eu tenho essa pratica há mais de cinco anos com crianças do primeiro ao quinto ano. Então, é bem fácil transmitir um pouco da minha experiência”, cimentou a educadora.

Orientação

A professora efetiva do curso de Letras – Língua Inglesa, da Ufam,  Vanessa Marruche, responsável pelo estágio supervisionado, elogiou o encontro.

“É importante trazer os professores da rede para conversar com os alunos antes de irem para as escolas fazer a parte prática do estágio, porque os acadêmicos aprendem também com os saberes dos professores. Assim, quando o aluno sai da universidade e chega nas escolas, eles já chegam com uma outra visão”, declarou.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Ulisson Santos / Semed