Alunos de escola da zona rural participam da ‘Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas’

26/06/2023 16h38

Os alunos do 5º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, do projeto “Sauins Protetores”, da escola municipal Tereza Cordovil Guimarães, no bairro Tarumã, zona Oeste, da Prefeitura de Manaus, realizaram, nesta segunda-feira, 26/6, o plantio de 50 mudas de árvores nativas da floresta amazônica, na comunidade Menino Jesus, no lago do Puraquequara, zona rural. A ação, promovida em parceria com o barco escola da Startup Tree Earth, contou ainda com a presença de representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 11, Ministério Público (MP), Polícia Civil, entre outros órgãos.

A atividade da unidade de ensino faz parte do material de um projeto escrito, um vídeo e fotos da ação na comunidade para a participação na “Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas”. O evento reúne escolas públicas e privadas de todo o país. A competição é organizada pela World Wide Found For Nature (WWF) Brasil e a ONG Quero na Escola, alinhada à Organização das Nações Unidas (ONU) da Restauração de Ecossistemas.

No ano passado, a escola ficou em primeiro lugar na categoria comissão julgadora. Em 2023, a unidade de ensino participa nas categorias votação popular e comissão julgadora e deve enviar o material, via on-line, no final deste mês. O resultado dos vencedores da olimpíada será divulgado em agosto.

A coordenadora do projeto, professora Christinne Matos Marcos, destacou a importância da ação na comunidade, pelo valor ambiental e material que será encaminhado com a participação da escola, além de todo contexto ambiental.

“Nós estamos participando pelo segundo ano, em 2022 ganhamos em segundo lugar nacionalmente concorrendo com 92 projetos.  Já em 2023, a gente realizou essa ação, em parceria com o barco escola Tree Earth. Esse é o marco desse projeto, a gente fazer esse lançamento, essa parceria, colocar os estudantes para fazer esse plantio e demais conhecimentos. Os alunos fizeram todo um estudo em cima desse plantio para essa ação na comunidade”, completou.

Para o presidente do TRT 11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, o tribunal se alia a toda questão ambiental e contribui para uma conscientização sobre a temática, ainda mais quando envolve a rede de ensino.

“A ideia é incluir essas comunidades nesse projeto, e isso veio a calhar com a meta de minha gestão que seria abarcar essas pessoas de dar educação, saúde, um tratamento digno, enfim, ensinar a cuidar do meio ambiente. A gente sabe que nosso estado é um exemplo de preservação do meio ambiente e sabemos da importância disso para o Brasil e para o mundo. A nossa ideia é conscientizar as pessoas para preservar, manter o meio ambiente, porque isso é fundamental para a preservação da flora, fauna, da biodiversidade e da própria sobrevivência do planeta”, salientou.

A moradora da comunidade Menino Jesus, a técnica em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lilian Duarte Pojji, de 27 anos, ficou feliz pela valorização da comunidade, não apenas pelo plantio, mas também pela atenção dos órgãos e dos alunos da escola.

“Isso é algo de muita importância que aconteceu conosco, às vezes nós pensamos que as nossas comunidades são um pouco esquecidas pelo poder público. Quando nós ficamos sabendo desse evento, ficamos felizes, pois mostra que se importam com a comunidade e querem um mundo melhor para as crianças de agora e no futuro”, destacou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed